Insegurança

Insegurança pode ser visto como um sentimento desencadeado pela percepção de vulnerabilidade.

Quando se é, ou se torna insegura, a pessoa fica sem a confiança em si própria e sem a certeza de que poderá desempenhar atividades, seja em que campo for.

Às vezes, a insegurança pode fazer crescer uma timidez disfarçada, o que também impede a realização, minando a coragem para tentar implantar uma idéia nova ou continuar na luta para novos empreendimentos.

De fato, a pessoa insegura acaba se isolando, muitas vezes, exatamente pela timidez, e cria-se aí o círculo vicioso: mais insegurança, mais isolamento; mais isolamento, menos capacidade de se relacionar e, portanto, de realizar.

E o que parece arrogância pode ser simplesmente uma manifestação de insegurança, uma defesa natural que torna mais difícil de desenvolver a inteligência social tão necessária para bons relacionamentos.

Mas a insegurança pode e deve ser controlada e educada.  Conheci pessoas que compensaram esse sentimento com a luta, pois ao invés de se deixarem abater, se dispuseram a lutar firmemente pelo que haviam planejado.

Isso é, na verdade, uma superação do estado negativo em que, às vezes, nos encontramos e, ao contrário de ficarmos pelos cantos nos achando incapazes e inseguros, vencemos os obstáculos, seja na realidade ou na nossa cabeça.

Tem indivíduos que, num ambiente desconhecido se sentem completamente inseguros, e desenvolvem uma atitude de isolamento.

Claro que todos nós nos sentimos mais seguros quando chegamos numa festa e vemos nossos amigos e conhecidos, mas se isso não acontece, devemos aproveitar para fazer novas amizades, ouvir novas línguas, discutir novas idéias.

Se não agimos assim, perdemos então, na maioria das vezes, a oportunidade de descobrirmos gente com quem poderíamos nos divertir, aprender, dividir.

Enquanto alimentam a insegurança, essas pessoas vão deixando de lado as chances que, para alcançá-las, é preciso aprender a reconhecê-las, sem compará-las com as oportunidades de outras pessoas.

A comparação é nosso pior inimigo quando se trata de insegurança.

Temos que ter a consciência de que somos o que somos e que devemos aprender, cada vez mais, sempre que possível, com tudo e todos que nos rodeiam.

Se nos compararmos todo o tempo com quem tem mais, ou que achamos ser mais do que somos ou temos, corremos o risco de nos sentirmos inferiores, e desenvolvermos, dessa forma, um sentimento maior de insegurança que pode nos levar à derrota, até antes de empreendermos a luta ou alvo de nosso desejo.

Esse raciocínio, a meu ver, se aplicaria para todo tipo de insegurança, seja no sentido amoroso, na disputa por um cargo, nas amizades.

Eu não tenho sentimento de ciúme.

Devo ser muito segura, ou muito irresponsável.

Prefiro pensar que sou a primeira alternativa.

Enfim, devemos sempre lutar para que o sentimento de insegurança não tome conta de nós, e assim evitarmos um sofrimento que, na maioria das vezes, é sem fundamento.

Vamos nos ater aos fatos.

Cuidado com a nossa imaginação, ela é muito fértil e pode nos levar a consequências inevitáveis, e sem retorno.

Abraços bom domingo 🙂

Amanda

Publicado em outubro 6, 2013, em Inteligência Social e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 6 Comentários.

  1. Muito bom Amanda !.

  2. Texto certeiro, nada faltou…

  3. Como sempre, nos ajudando com muita clareza e conhecimento do assunto. Beijos e saudades.

  4. Ameeeiiii….vc está certíssima

  5. Regina montalvao

    Concordo com vc Amanda. Vc escreveu com muita propriedade !!! Parabéns pelos ótimos artigos !!! Bjs, sdds

  6. Otimo Amanda.

    Ja estou ficando viciado a ler seus artigos no domingo!!!

    [logo_oxfordgroup (3)]
    Carlo Barbieri
    President
    HQ –Sede propria:
    4800 N Federal Hwy Building “D” suite 101
    Boca Raton Fl 33431 – USA
    Main Line: 1-(561)674-9999
    Direct Line: 1(561)6749997
    De São Paulo: (11)35444897
    Barbieri@Oxfordusa.com
    http://www.OxfordUSA.com

    [FaceBook-icon] [Linked-In-icon] [twitter-icon] [YouTube-icon] [wordpress-icon]

    CONFIDENTIALITY NOTICE
    NOTICE: This message is intended for the use of the individual or entity to which it is addressed and may contain information that is confidential, privileged and exempt from disclosure under applicable law. If the reader of this message is not the intended recipient, you are hereby notified that any printing, copying, dissemination, distribution, disclosure or forwarding of this communication is strictly prohibited. If you have received this communication in error, please contact the sender immediately and delete it from your system. Thank You.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s