Liberdade de Expressão

Quando nos referimos a esse dito nos lembramos normalmente da liberdade de expressão no que se refere à imprensa, de maneira geral.

Que deve ou deveria ter, numa democracia, a liberdade de se expressar sobre qualquer assunto, e colocar suas idéias, mesmo que sejam contra o conceito governamental.

A imprensa é – ou deveria ser sempre – um instrumento de exposição de idéias e de desejos de seu povo, seja em que país for.

Se ela é reprimida, o principal prejudicado é a população que deixa de expor suas necessidades aos seus governantes.

A imprensa, que tem essa responsabilidade perante a população, é com quem o povo em geral pode contar para expor seus problemas e suas necessidades mais prementes.

Mas, além da liberdade de expressão a que me referi acima, quero falar aqui também da falta de liberdade de nos comunicarmos entre nós, enquanto família ou amigos.

É complicadíssimo não se ter a liberdade do diálogo, por receio de ofendermos alguém de nossa intimidade e convívio, e com isso deixarmos de expor idéias que poderiam auxiliá-los em diversos setores da atividade humana.

Claro que vemos pessoas que se acham corretas em tudo o que fazem, e com isso dispensam toda e qualquer tipo de crítica construtiva, pois não sabem reconhecer quando algo poderia ajudá-las.

Elas estão acima do Bem e do Mal, e tudo o que se disser, nada fará com que mude suas opiniões.

Se acha segura em qualquer atividade, e com isso qualquer reflexão que se queira emitir será mal vinda.

E assim, corta o diálogo e a liberdade de expressão de quem poderia auxiliá-la a alcançar melhores resultados no seu empreendimento.

Quantas vezes encontramos ao nosso redor parentes e amigos que não nos dão a menor liberdade de nos expressarmos?

Tem pessoas que nos inspiram medo, mesmo sem explicação aparente, e nos inibem com suas atitudes.

Mas são elas que perdem, com isso, a oportunidade de progredirem em alguma atividade que desenvolvem ou que pretendem iniciar.

Não pedem opinião e impedem quem quer que seja, de exprimir sua visão.

Dizem que gostam de errar sozinhos, nos tirando totalmente a liberdade de nos expressarmos em favor de algo até em algum ramo no qual tenhamos mais experiência, comprovadamente.

Ficamos sem palavras, e vendo mais além do que elas estão vivenciando, mas, com a nossa liberdade de expressão tolhida, nos recolhemos e não nos expressamos como pretenderíamos fazê-lo.

Acontece mais do que imaginamos. Prestem atenção em quantas ocasiões deixamos de expor nossas idéias e opiniões, por termos a certeza de que seríamos repelidos, senão com palavras, mas às vezes com gestos de enfado, até nos sentirmos importunos e aí nos calamos.

Vamos nos dar sempre a oportunidade do diálogo. Sem ele, não há a menor chance de nos relacionarmos bem.

Abraços e bom domingo, com toda a liberdade de expressão 🙂

Amanda

Anúncios

Publicado em agosto 10, 2014, em Inteligência Social e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. A liberdade de expressão é característica de sociedades evoluidas. Punições por simples manifestar de opinião é típico de paises primitivos,
    Os libertários , por exemlo, tendencia político-economica crescente , defendem as biografias não autorizadas .

  2. Diálogo, o ser humano ainda precisa aprender muito a dialogar, e ele se dá entre duas ou mais pessoas. Todos os lados colocando sua idéia e sendo escutado, o que nem sempre ocorre. Como sempre adorei sua publicação. Bjs Anete

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s