Saber receber

Quando falamos nisso, nosso primeiro pensamento vai para o saber receber socialmente, em nosso ambiente, pessoas que nos visitam, que participam de nossa mesa, de nosso convívio de maneira geral.

Mas nosso assunto hoje se trata de saber receber um favor, uma idéia, uma gentileza.

Parece incrível, mas sempre conhecemos pessoas que têm essa dificuldade ou não gostam de receber uma gentileza.

Resistem receber até um carinho, o que nos deixa muito relutantes em oferecer ou dar algo.

O termo “não precisa” é uma constante para essas pessoas, e ficamos meio sem ação, pois se estamos oferecendo é porque queremos dar ou emprestar,  no sentido de apoiar.

E nem sempre isso se refere a ajuda financeira e também não se trata necessariamente de pessoas desagradáveis, ao contrário, gente querida e amiga, mas que tem essa dificuldade em aceitar uma gentileza, se colocando na defensiva, o que é completamente desnecessário.

Gentileza gera gentileza.

Saber aceitar é uma arte, pois se houve o oferecimento, aceitemos e agradeçamos por termos sido alvo de uma atenção especial.

Receber um carinho, principalmente em momentos em que estamos vulneráveis, desgostosos por algo grave que tenha se passado em nossa vida,  denota sabedoria e temos que entender que o que estamos dando naquele momento pode ser algo que necessitaremos no momento seguinte.

Claro que tem pessoas que simplesmente passam em nossas vidas, e mesmo assim, fazemos a gentileza ou o favor, como se diz, sem olhar a quem.

Mas existem aqueles amigos que estarão ao nosso lado por toda uma vida. Sabemos que eles jamais teriam uma atitude de abuso de amizade, e não teriam o direito de recusar algo que oferecemos com carinho e amor.

Precisamos aprender a identificar com quem podemos contar, seja para alguma ajuda até mesmo emocional, oferecendo sua companhia, o que já é algo valioso e muitas vezes indispensável.

Num momento de dor, quando perdemos alguém a quem amamos, por exemplo, é de grande valia a presença dos amigos que, muitas vezes, somente com seu abraço, nos dão o conforto de que necessitamos.

Quem nos estende a mão, seja com um gesto ou com ajuda material, deve se sentir recompensado, seja com outro gesto de carinho, ou até ajuda financeira, dependendo do caso.

Vamos, então, aprender a receber a amabilidade de que somos o alvo naquele momento.

Abraços e bom domingo com muito carinho 🙂

Amanda

Anúncios

Publicado em maio 24, 2015, em Inteligência Social e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 8 Comentários.

  1. Lindo, Amanda, você sempre foi esta pessoa generosa e sempre será, bjs uma semana abençoada.

  2. Querida Amanda:
    Sua capacidade de se doar, assim como sua atenção com seus amigos é muito grande.
    Lembro do jantar que você fez uma sobremesa especial para a dieta médica de meu marido, atitude que tocou muito minha sensibilidade e que marcou fortemente a lhanesa de seu trato.
    Bjs.

  3. Amanda querida, eu adoro receber , mas o outro muitas vezes quer receber , mas não consegue , é um assunto que não generalizo , cada pessoa é uma, com as mais diversas características e histórias de vida. Doar parece ser mais fácil que receber .
    Você está na primeira categoria .
    Boa semana, beijo
    Tereza 😉

  4. Sendo você, Amanda , tão pródiga em suas gentilezas, carinho , tempo , jantares e encantadores presentes com que você envolve seus amigos , creio que não há ninguém mais categorizado pra falar no asssunto…

  5. Amanda , com sua generosidade você tem feito este carinho a muitos . Ja recebi e adorei !
    Beijos

  6. Lindo, Amanda! Parabéns. Adorei te encontrar na casa da Regina na terça. Beijos. Deborah

    >

  7. Excelente. Parabéns Amanda! beijos Regina

  8. Maria Otilia da Silva

    Amandinha,
    Adorei!!!
    Obrigada, por ser essa amiga, querida e tão presente em minha vida.
    Beijo grande,
    Tilly

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s