Virtudes

“Peça a Deus as virtudes que você não tem”.

Li e encontrei nessa frase uma grande demonstração de humildade.

Chamamos de virtudes um conjunto de qualidades fundamentais que fazem parte do ser humano do bem, o que vive para promover benefícios entre as pessoas que o rodeiam ou simplesmente necessitam de seu amparo, seja em que âmbito for.

As virtudes são próximas às perfeições de inteligência e da vontade humanas, comandando os atos, as paixões, e guiando também a conduta do ser humano através da razão, da fé, do pensamento e do raciocínio.

E algumas delas, se ainda não as temos, devemos procurar desenvolver em nossa personalidade: generosidade, temperança, diligência, paciência, caridade e humildade.

Se nos basearmos nessas virtudes descritas, deveremos chegar a uma conclusão de que, em qualquer religião, elas deverão ser adotadas, pois fazem parte da boa convivência entre as pessoas, em qualquer relação, se transformando, de maneira geral, na disposição de se fazer o bem.

Alguns filósofos já definiram e dividiram as virtudes em vários grupos, como virtudes intelectuais e éticas.

Entre elas, considero fundamentais as da solidariedade, da boa conduta, da dignidade e da boa vontade em tratar os doentes, por exemplo. Tudo isso faz com que nossa vida seja plena de momentos felizes. Toda vez que ajudamos alguém estaremos também nos cobrindo de alegria interior.

A bondade não é somente do ponto de vista material. Uma grande e leal amizade pode ajudar, às vezes, até mais.

E outra face da virtude é conseguirmos conhecer nossas próprias fraquezas, pois esse reconhecimento já é um grande passo no progresso de nossa convivência, na amizade que conquistamos e que desejamos estabilizar.

Se conseguimos nos analisar, estaremos cultivando a modéstia, uma virtude que considero essencial para o convívio com todo ser humano.

E são essas virtudes que espero desenvolver cada vez mais e sempre compartilhar com vocês 🙂

Isso é vida! Isso é o bem!

Abraços e bom domingo,

Amanda

Anúncios

Publicado em março 15, 2015, em Inteligência Social e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 7 Comentários.

  1. Um belo texto.
    Kant diz: “…..virtude é aquilo que nos torna dignos de ser felizes”.
    A virtude está intimamente ligada ao exercício de um comportamento do qual a ética, a sabedoria e a bondade, se confundem no objetivo de se contribuir para o bem comum proporcionando perfeito equilíbrio a nossa paz de espírito.
    Bjs

    .

  2. Querida Amanda, quem decide pela prática da Virtude, atualmente enfrenta uma via crucis, pois vivemos num mundo de aparências…

  3. Gabriela Gallucci

    Amanda,
    Lindo seu texto!
    Em suma, as virtudes, através de orações e súplicas, e com ação de graças, apresentadas de bom grado a Deus, serão atendidas e abençoadas. E a paz de Deus, que excede todo esse entendimento descrito por você, guardará o coração e a mente de todos nos em Cristo Jesus.
    Um beijo grande,
    Gabriela

  4. Sueli Puccinelli Geraldi

    Se nossos governantes fizessem uso da virtude da honestidade, nada disso seria necessário e estaríamos vivendo em um Brasil mais justo e generoso com seus filhos!
    Super beijo
    Sueli

  5. Maria Thereza Matarazzo

    Amanda que maravilha v*ce ter tempo para pensar em tantas VIRTUDES!!!Eu me sinto mto pouco virtuosa!!!!Tentarei melhorar! Bjos M.Thereza*

  6. Foi ótimo ler seu texto após voltar da manisfestação na Paulista. Bjs

  7. Sempre se pode ” aprender” algumas virtudes, observando alguém como você…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s