Carinho

Ouvi uma vez que “um simples ato de carinho espalhado cria uma onda de amor sem fim”.

Concordo, pois o carinho é algo que não se vê e nem se toca, é tão abstrato, difícil de definir exatamente o que significa. É subjetivo, e não dá para ensinar ou demonstrar para alguém o que fazer e como fazer para se demonstrar o carinho.

O que se pode aprender seria o sentir, respeitar o sentimento do nosso próximo, chorar junto quando a situação nos toca de verdade.

E quem recebe o carinho sabe, perfeitamente, distinguir o que é real e o que está sendo representado por uma obrigação social ou do momento.

Ele pode ser demonstrado com palavras, ou simplesmente um gesto, um aperto de mão, uma carícia no rosto de uma criança, de nossos pais, de nossos amigos.

Não dá para se confundir um gesto de carinho, ele é preciso, direto e, por mais silencioso que seja, é capaz de expressar o que sentimos mais do que mil palavras, na maioria das vezes.

Claro que não excluímos as palavras amáveis e carinhosas que dirigimos a alguém que precisa de consolo, que está atravessando uma situação difícil, que tenha passado por uma perda, pois é justamente nessas ocasiões que se fazem necessárias demonstrações de carinho, uma palavra de consolo.

Sendo um gesto afetivo entre as pessoas, pode ser demonstrado através de contato físico, verbal ou simplesmente um olhar, e pode acontecer, independente de diferenças de religião, sexo, cor ou nacionalidade.

E também se diz que um simples gesto de carinho físico, um abraço ou um toque pode resultar na liberação de hormônios que reduzem o estresse.

Até mesmo entre os animais é normal o carinho instintivo.

Os animais são extremamente sensíveis a demonstrações de carinho que lhes damos.

Vejo a carinha de alegria do cachorro de minha filha, um grandão que fica paradinho enquanto fazemos um carinho em baixo de seu queixo, ele se encosta na gente, no sentido de dizer: “estou aqui quietinho, não vou me mexer se continuar me acariciando”.  E com isso, acabo deixando ele se deitar no meu colo no sofa, que em teoria, não seria permitido. Para ver como gestos de carinho movem montanha 🙂

E o mesmo entre pessoas que se amam. O carinho autêntico independe de contato sexual, ele se demonstra realmente pelo gesto de desprendimento, de apoio em todas as situações que o objeto do nosso amor necessita, e nesse caso vem o que podemos chamar de carinho através de apoio que oferecemos em qualquer situação que se apresente.

E devemos ter em mente que carinho pode ser demonstrado numa atitude de arrependimento, por algum ato que cometemos até mesmo, muitas vezes, independente de nosso propósito.

Uma esmola também representa carinho, quando dada de coração. Ao oferecermos uma ajuda a quem pede e nem nos conhece e provavelmente nunca nos conhecerá, estaremos fazendo um maravilhoso gesto de compaixão, compreensão pela situação do próximo, que se traduz em carinho.

E para quem recebe, significa muito, embora seja tão pouco para nós.

Isso é carinho do bom, independente de quantia, pois considerável mesmo é o gesto.

Abraços e bom domingo, com muito carinho 🙂

Amanda

Anúncios

Publicado em março 8, 2015, em Inteligência Social e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 6 Comentários.

  1. Tema relevante que você discute com facilidade e coerência.
    Carinho é demonstração absoluta de dedicação e amor ao próximo.
    É gesto gratuito, as vezes inesperado e que desperta sensações de proteção, cuidado e parceria na vida pessoal, na vida profissional e na vida afetiva.
    Bjs

  2. Carinho e a melhor coisa! O amor move o mundo!
    Obrigada por este texto , como sempre tao importante lembrar das coisas basicas que por vezes ficam esquecidas na vida corrida de hoje!

  3. e,,,,receber carinho de quem amamos é lembrança inesquecível. Beijos

  4. Sueli Puccinelli Geraldi

    Que texto carinhoso Amanda! Realmente, o carinho é uma forma de expressão tão simples e com um alcance e poder indescritíveis!
    Que doa um gesto ou uma palavra carinhosa, torna o dia do outro mais fácil e feliz! Em contrapartida quem o faz, muitas vezes se sente até mais recompensado! Não custa nada e exige tão pouco! Vamos tentar ser mais generosos e carinhosos e com certeza seremos e faremos mais gente feliz!
    Bjos da Sueli

  5. Para você escrever não é sacrifício nenhum. Quem te conhece sabe que você é assim mesmo

    Bjs

  6. Boa tarde amiga querida
    Lindo texto!
    Carinho eh um sopro de amor .
    Alegra a alma !
    Aloha!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s