“Cada um na sua”

“Cada um na sua” é uma expressão bem humorada de uma observação inadequada e fora de hora.

A tradução em Latim seria: “Ne sutor ultra crepidam”.

A história se passou na antiga Grécia, quando o pintor Apelle fez uma tela onde aparecia uma figura humana.

Com o fim de obter comentários sem sua presença, escondeu-se atrás de uma cortina na janela de sua casa, e de lá, ouvia opiniões sinceras, uma vez que ninguém sabia da escuta.

As pessoas passavam, paravam, comentavam e elogiavam.

Um dos comentários foi de um sapateiro da cidade que, ao analisar a obra, criticou a posição das tiras de couro das sandálias, julgando que teriam pouca resistência às caminhadas.

O pintor concordou e reformou a pintura das sandálias e expôs novamente o quadro.

O sapateiro ao passar, parou novamente, satisfeito com a nova posição pintada nas sandálias de couro.

Mas criticou a musculatura do abdome na mesma figura.

Eis que o pintor abriu a cortina e lhe disse: “Sapateiro, não vá além das sandálias”, querendo dizer, não se meta no assunto que não lhe diz respeito.

Podemos tirar daí uma lição interessante, porque muitas vezes as pessoas se metem a dar opinião sobre assuntos que desconhecem, ou pensam que conhecem, a profissionais da área em questão.

Um médico estava nos relatando outro dia de um cliente que no final da consulta  sugeriu o remédio que deveria ser usado para sua doença.

O profissional, com  toda paciência, explicou-lhe que aquele não seria o medicamento adequado ao que ele havia detectado e com toda delicadeza teve que lembrá-lo quem era o médico naquele momento.

Infelizmente, nos deparamos com pessoas que, sem desconfiar da inconveniência que  estão praticando, se metem a opinar onde não deveriam, e onde não foram solicitados.

Temos que aprender a respeitar o profissional, em qualquer área de sua atuação, pois se nos valemos de sua sabedoria, devemos confiar no que nos recomenda.

Se nos pedem opinião seja para o que for, devemos nos expressar sinceramente, mas sem interferirmos em assuntos nos quais nosso conhecimento conflita com quem nos pergunte, pois poderemos cair numa situação até de ridículo pela inabilidade ou nossa pretensão de um conhecimento que não temos.

Portanto, cuidemos da análise que fazemos a quem tem uma especialização, pois podemos correr o risco de nos expormos a criticas desagradáveis e até de certa forma, humilhantes.

Conhecimento é condição “sine qua” para opinar, senão o melhor que fazemos é nos calarmos até aprendermos a falar com a certeza que o conhecimento nos dá.

E nada nos impede de tentar sempre aprender, para que possamos nos expressar com segurança e podermos ir “além dos sapatos”.

Abraços e bom domingo 🙂

Amanda

Publicado em fevereiro 23, 2014, em Inteligência Social e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 4 Comentários.

  1. Amanda querida , gosto muito do tema , em especial a história do pintor . Faço apenas a ressalva que nem sempre o médico tem razão . Eu passei por uma experiência bem desagradável com uma médica que me tratou friamente , analisando meus exames e pouco olhou para mim . Penso que pessoas que atuam na área da Saúde tem que ter um lado humano e não atuar como um robot . Não volto mais lá . Ela me fez sentir péssima com sua arrogância e se portando como dona da verdade , eu pouco falei , apenas respondi suas perguntas .
    Boa semana , beijo
    Tereza 😉

  2. Maravilhoso texto e concordo plenamente. Sempre me coloco na minha insignificância diante de um profissional de qualquer área que desconheço. Beijos já cheios de saudades.

  3. Era bem verdade, mas nos nossos dias, com a incompetencia crescendo em todas as áreas, gente mal formada e “distraida” em distintas carreiras, prefiro seguir a frase criada por meu cunhado Herman: ” Vigie o especialista” …

  4. Seus textos sempre me ajudam a lembrar que não estou sozinha nas minhas reflexões. Obrigada por expressar com clareza e lucidez a forma com que você tenta passar suas mensagens de vida!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s