Interação

Vamos tratar aqui hoje da chamada interação social.

Como o próprio termo já diz, a interação social é o resultado de contato e de comunicação que se estabelece entre pessoas ao se socializarem.  E na maioria das vezes, essa interação pode provocar alguma modificação até mesmo de atitudes nas pessoas envolvidas.

Tem uma historinha sobre os porcos–espinhos que ouço desde pequena  e gosto muito.

Eles viviam numa região que nevava no inverno.

Morriam de frio e tentavam se aconchegar, mas se espinhavam, sangravam e não conseguiam se aquecer.  Até que com o passar do tempo, encontraram a distância perfeita entre si para que se aquecessem sem que se machucassem com seus próprios espinhos.

E assim pode – e deve – acontecer com o ser humano.

Desde que haja um interação recíproca, seja de influência de participantes de um grupo, seja de um professor com seus alunos, ou numa compra e venda de objetos, o resultado tende a ser bem sucedido.

Nós interagimos todo o tempo, de uma forma ou de outra – com nossos chefes, nossos subordinados, amigos, parceiros, seja no sentido emocional ou funcional.

Importantíssimo, então, que saibamos nos relacionar e compreender como uma ação pode comprometer outra se não formos responsáveis o suficiente para que sempre  tentemos obter resultados satisfatórios para ambos os lados.

E isso só podemos conseguir se interagirmos com educação, respeito e sensibilidade – levando sempre em consideração a integridade de uma causa ou objetivos.

Quando um grupo assume a responsabilidade de realizar algum projeto, por exemplo, é necessário que se tenha uma atitude de interação ainda maior, pois a convivência já não é social simplesmente, mas profissional, com uma série de opiniões contrárias umas às  outras.

É uma prova de fogo, e uma situação onde se tem que exercer a interação total.

Todas as decisões que são tomadas exigem uma combinação de decisões, onde todos no grupo, em geral, têm idéias diferentes, e  claro, cada um com sua razão.

Então, nesse caso, todos devem ter a sensibilidade de compreensão e interagirem com transparência, tolerância e visão imparcial para garantir o sucesso da empreitada que abraçaram em conjunto.

Essa é uma grande prova de interação, onde todos ficam felizes mediante os resultados obtidos, considerando os objetivos claros estabelecidos no inicio.

Como os porcos-espinhos, vamos nos abraçar, nos aquecer, e aprender a não nos espinhar.

Interação nos enriquece psicológica e socialmente.

Grande abraço e um ótimo domingo, cheio de interações 🙂

Amanda

Anúncios

Publicado em dezembro 15, 2013, em Inteligência Social e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 6 Comentários.

  1. Querida Amanda:
    Como sempre, adorei seu bom senso.
    Estabelecer, pela interação, a relação social com nossos semelhantes e uma tarefa difícil.
    Implica, tal posicionamento, na troca de informações, muitas vezes valiosas, que podem acrescentar sensíveis diferenças comportamentais em nosso modo de pensar e proceder.
    Lembro, quando acabava o curso preparatório para ingresso na Universidade, foi acrescentado ao currículo a matéria de Sociologia, que atende ao nosso tema.
    Fiquei atenta e interessada e lembro, ainda, da preocupação da professora em estabelecer a ação resultante de grupos e a ação resultante da interação entre dois indivíduos. A primeira está sempre subordinada a critérios de interesses que não dão a liberdade necessária de manifestação, mas tem que representar o consenso geral; a segunda, só depende da interação social respeitosa entre duas pessoas.
    A dinâmica da interação se faz presente em nosso dia a dia.
    Interagir convenientemente, de maneira educada, sensível e paciente, seja numa situação formal ou numa simples conversa ocasional ou entre amigos é a única maneira de procedermos com respeito e compreensão em nossa permuta de ideias e conceitos.
    Beijos
    Elzi

    • Perfeito esse texto para essa época Amanda .
      Acrescento a Generosidade muito esquecida onde prevalece o Consumo , principalmente entre as gerações mais jovens . Beijo grande e obrigada pela sua simpatia de nos presentear sempre com seus temas interessantes durante o ano !. :).

  2. Adorei! Super lindo a estoria do porco espinho! E verdade para nos tambem:) respeitar os espacos de cada pessoa e importante mesmo, espaco emocional e como inteligencia social, as vezes nao percebemos sua importancia:)
    Obrigada Amanda por sempre compartilhar conosco sua sabedoria:)
    Beijos!

  3. maria ines dal borgo

    vou sempre me lembrar da mensagem…..adorei m ines

  4. Amanda
    Um olhar lindo para um aspecto muitas vezes difícil de ser contornado. Parabéns e saudades

  5. Amanda querida, sabias palavras como sempre. Esse texto em especial, no momento certo. Bjos com muito carinho. Maria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s