Interação
Publicado por amandadelboni
Vamos tratar aqui hoje da chamada interação social.
Como o próprio termo já diz, a interação social é o resultado de contato e de comunicação que se estabelece entre pessoas ao se socializarem. E na maioria das vezes, essa interação pode provocar alguma modificação até mesmo de atitudes nas pessoas envolvidas.
Tem uma historinha sobre os porcos–espinhos que ouço desde pequena e gosto muito.
Eles viviam numa região que nevava no inverno.
Morriam de frio e tentavam se aconchegar, mas se espinhavam, sangravam e não conseguiam se aquecer. Até que com o passar do tempo, encontraram a distância perfeita entre si para que se aquecessem sem que se machucassem com seus próprios espinhos.
E assim pode – e deve – acontecer com o ser humano.
Desde que haja um interação recíproca, seja de influência de participantes de um grupo, seja de um professor com seus alunos, ou numa compra e venda de objetos, o resultado tende a ser bem sucedido.
Nós interagimos todo o tempo, de uma forma ou de outra – com nossos chefes, nossos subordinados, amigos, parceiros, seja no sentido emocional ou funcional.
Importantíssimo, então, que saibamos nos relacionar e compreender como uma ação pode comprometer outra se não formos responsáveis o suficiente para que sempre tentemos obter resultados satisfatórios para ambos os lados.
E isso só podemos conseguir se interagirmos com educação, respeito e sensibilidade – levando sempre em consideração a integridade de uma causa ou objetivos.
Quando um grupo assume a responsabilidade de realizar algum projeto, por exemplo, é necessário que se tenha uma atitude de interação ainda maior, pois a convivência já não é social simplesmente, mas profissional, com uma série de opiniões contrárias umas às outras.
É uma prova de fogo, e uma situação onde se tem que exercer a interação total.
Todas as decisões que são tomadas exigem uma combinação de decisões, onde todos no grupo, em geral, têm idéias diferentes, e claro, cada um com sua razão.
Então, nesse caso, todos devem ter a sensibilidade de compreensão e interagirem com transparência, tolerância e visão imparcial para garantir o sucesso da empreitada que abraçaram em conjunto.
Essa é uma grande prova de interação, onde todos ficam felizes mediante os resultados obtidos, considerando os objetivos claros estabelecidos no inicio.
Como os porcos-espinhos, vamos nos abraçar, nos aquecer, e aprender a não nos espinhar.
Interação nos enriquece psicológica e socialmente.
Grande abraço e um ótimo domingo, cheio de interações 🙂
Amanda
Publicado em dezembro 15, 2013, em Inteligência Social e marcado como Amanda Delboni, Inteligência Emocional, Inteligência Social, Relacionamentos, Sucesso. Adicione o link aos favoritos. 6 Comentários.
Querida Amanda:
Como sempre, adorei seu bom senso.
Estabelecer, pela interação, a relação social com nossos semelhantes e uma tarefa difícil.
Implica, tal posicionamento, na troca de informações, muitas vezes valiosas, que podem acrescentar sensíveis diferenças comportamentais em nosso modo de pensar e proceder.
Lembro, quando acabava o curso preparatório para ingresso na Universidade, foi acrescentado ao currículo a matéria de Sociologia, que atende ao nosso tema.
Fiquei atenta e interessada e lembro, ainda, da preocupação da professora em estabelecer a ação resultante de grupos e a ação resultante da interação entre dois indivíduos. A primeira está sempre subordinada a critérios de interesses que não dão a liberdade necessária de manifestação, mas tem que representar o consenso geral; a segunda, só depende da interação social respeitosa entre duas pessoas.
A dinâmica da interação se faz presente em nosso dia a dia.
Interagir convenientemente, de maneira educada, sensível e paciente, seja numa situação formal ou numa simples conversa ocasional ou entre amigos é a única maneira de procedermos com respeito e compreensão em nossa permuta de ideias e conceitos.
Beijos
Elzi
Perfeito esse texto para essa época Amanda .
Acrescento a Generosidade muito esquecida onde prevalece o Consumo , principalmente entre as gerações mais jovens . Beijo grande e obrigada pela sua simpatia de nos presentear sempre com seus temas interessantes durante o ano !. :).
Adorei! Super lindo a estoria do porco espinho! E verdade para nos tambem:) respeitar os espacos de cada pessoa e importante mesmo, espaco emocional e como inteligencia social, as vezes nao percebemos sua importancia:)
Obrigada Amanda por sempre compartilhar conosco sua sabedoria:)
Beijos!
vou sempre me lembrar da mensagem…..adorei m ines
Amanda
Um olhar lindo para um aspecto muitas vezes difícil de ser contornado. Parabéns e saudades
Amanda querida, sabias palavras como sempre. Esse texto em especial, no momento certo. Bjos com muito carinho. Maria