Erudição/Educação

Erudição e educação: uma nada tem a ver com a outra, obrigatoriamente.

Mas o ideal, claro, seria que conseguíssemos sempre ser cultos, o que significa termos adquirido a educação, o conhecimento, através de leitura, estudo e observação, sem excluir o fato de que devamos também ser educados e gentis em nossas atitudes.

Felizmente, encontramos muitas pessoas com essa combinação perfeita, o que nos dá sempre o prazer da convivência.

Não posso me queixar, pois nossos amigos, na maioria, tem essas duas características bem patentes e reconhecidas por todos, agradavelmente. Assim, nosso convívio é de grande alegria.

Mas, infelizmente, nem sempre se encontra essa composição ideal.

Ouvimos em diversas ocasiões pessoas se queixarem do difícil convívio mesmo com parentes que, em algumas  ocasiões, desferem palavras de má educação em qualquer lugar em que estejam.

E isso se tratando de indivíduos eruditos, que estudaram as teorias, mas lhes faltam inteligência para usá-las na vida do dia a dia.

Esse tipo de comportamento traz também um grande constrangimento em quem está acompanhando, pois nada se pode fazer a não ser ficar envergonhado do comportamento do outro.

E o que surpreende é que esse tipo de gente cria caso onde quer que esteja, sem nenhum constrangimento e se acha sempre com a razão.

Assim, nada adianta a erudição, pois ela se perde no caminho da má educação.

Mesmo porque o mal educado letrado acha que tem o direito de ofender, de usar a autoridade inadequada em qualquer ambiente que esteja, e o pior é que ele nunca encontra quem lhe diga a verdade.  Se acha brilhante e acredita que segundo suas idéias, a erudição adquirida nos livros e na escola lhe daria o direito de dizer o que quer e desdizer seja quem for.

É simplesmente desagradável, e tenho certeza de que todos nós já tivemos o desprazer de lidar, ou, pelo menos, assistir a essa exibição.

Claro que nem todos tiveram a mesma sorte de poder estudar e desenvolver alguma atividade intelectual, seja por problemas financeiros, por falta de oportunidade ou de orientação familiar.

E por isso mesmo, os que a tiveram deveriam tentar colocar em prática, além da erudição adquirida pelo estudo ao qual tiveram acesso, uma educação no trato com seus circunstantes.

Essa sim, é combinação ideal para uma convivência agradável, pois ensinamentos transmitidos com simpatia e humildade são sempre bem aceitos por todos.

Se solicitados.

Quem se mete a ensinar e professorar todo o tempo, em geral fica taxado de maçante e aborrecido.

Medida para tudo o que fazemos é o ideal.  Não é fácil, mas podemos e devemos tentar.

Abraços e bom  domingo 🙂

Amanda

Anúncios

Publicado em dezembro 8, 2013, em Inteligência Social e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 5 Comentários.

  1. Muito bom Amanda , Faço apenas a observação que você trata do assunto com um viés e de uma classe social .
    Acrescento que um país , no caso o nosso só vai crescer se tiver Educação e infelizmente não será na nossa geração que esse problema será sanado .Somos privilegiados !!.
    Um abraço
    Tereza

  2. Querida Amanda:
    Bela reflexão.
    Nada melhor do que conhecer e privarmos da amizade de pessoas inteligentes que saibam, com propriedade e educação apresentar temas convincentes, justificativos de suas idéias.
    A erudição enfeita, destaca e quando bem colocada é capaz de impressionar.
    Essa capacidade de aprendizado e conhecimento, geralmente adquirida através da leitura, está intimamente ligada à instrução e à verdade de cada indivíduo.
    Não considero educado demonstrações eruditas, cuja finalidade única, é rebuscar com exotismo aquilo que é fácil e comum com a pretensão de notoriedade.
    Tive um amigo, que em conversas sociais, impressionava com suas citações filosóficas. Percebi, a tempo, que eram repetitivas e decoradas. Logicamente, sua pseudo erudição esvaiu-se e levou-o para um território àrido em meu conceito.
    Evidente que temos o maior respeito pela cultura e, consequentemente, por todo o enriquecimento intelectual que ela proporciona através de conceitos, palavras e experiencias alheias com as quais tenhamos perfeito entrosamento e concordância.
    Defender e citar pensamentos, idéias já elaboradas e expostas por autores, intelectuais ou filósofos, ou mesmo, citar uma bela poesia ou um conceito sobre a vida, deve ser precedido de extrema clareza e com a preocupação máxima de aliar as mesmas as nossas próprias idéias e convicções.
    Ser adornado pela erudição é saber conviver em sociedade, saber escolher suas amizades, saber discutir com sapiencia suas citações e, sobretudo, obrigar-se a ser respeitoso e educado.

  3. Muito bem dito, aliás em sua casa tive oportunidade de conversar com brilhantes eruditos!

  4. BELLA TALERMAN ZILBOVICIUS

    MAN QUERIDA AMIGA
    infelizmente este ano passei por um problema igual ao seu comentário,uma agora ex amiga minha muito culta viajada e
    ilustrada ,perdeu o controle e num momento de raiva mostrou não ter tido educação; ficou órfão de pai e mãe muito cedo, me
    destratou e soltou uma serie de palavrões impulicáveis

    mesmo assim lamentei e sofri por ter perdido uma amiga de tantos anos,mas é assim.bjks

  5. Dou-lhe razão, amiga! Embora suas palavras me levam ao passado, aos meus tempos de colégio. Àquela época tínhamos aulas de boa educação, chamadas de civilidade (acertadamente um braço do civismo). lembro-me de que a nossa professora nos afirmava algo muito sábio, que no decorrer de minha vida entendi: boa educação tem duas vertentes: uma é a do indivíduo que nasce com uma predisposição para a cordialidade, uma bondade natural que o torna gentil com o próximo. A outra pela erudição, tendo como fonte a educação que ensina a convivência social harmoniosa, através da disciplina e do respeito ao próximo. Bjs e ótima semana..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s