Determinação

Um dos significados da palavra determinação é exatamente permanecer firme num objetivo.   E isso, muitas vezes, representa uma atitude de bravura na luta diária que todos enfrentamos para vencer obstáculos em todas as áreas de atividade humana.

Obstáculos sempre existem, pois todos temos incumbências de vários aspectos, todo o tempo, e se nos faltar até um certo atrevimento, um desafio que fazemos a nós mesmos para vencer, fica mais difícil realizarmos o que planejamos e almejamos.

O nível de decisão e a análise do tempo de que dispomos, às vezes, são fatores muito próximos um do outro, o que nos obriga a definir rapidamente o que fazer e como  desenvolver determinadas ações.

Na verdade, temos que exercitar até mesmo nossa condição mental para superar uma  frustração que tivemos em alguma atividade e empreender nova luta para tentar conseguir os resultados que antes não pudemos atingir.

Em alguns casos, nos surpreendemos com uma pitada de audácia que não sabíamos existir em nós, e que nos proporciona o vigor e desembaraço para conseguirmos uma vitória.

Superar nossos limites é a busca do ser humano que não se deixa abater pelas primeiras dificuldades — dentro, claro, dos limites da honestidade de princípios que aprendemos com nossos pais e durante nossa vida, mas sem nos deixarmos abater pelos  primeiros empecilhos que encontramos.

Sob o ponto de vista prático, a determinação é uma característica extremamente positiva, pois nos leva à luta e quase sempre com resultados esperados.

Um dos grandes segredos para não se perder no meio do caminho, na luta pelo que se quer conquistar, é saber administrar objetivos, priorizando-os com clareza.

Assim, é importante conhecermos bem a meta, o objetivo que queremos alcançar, e que ele seja muito bem definido para não nos dispersarmos querendo atingir tudo ao mesmo tempo.

E para atingirmos as metas que traçamos, sejam elas emotivas, comerciais ou sociais, não podemos nunca esquecer o fator auto-motivação, por um lado, e, por outro, auto-critica.

Isso significa aproveitar ao máximo nosso potencial, mas com a consciência de nossas limitações, pois todos nós nascemos já com certas tendências e, de acordo com elas, é que deveríamos traçar os objetivos a serem alcançados na vida.

Eu, por exemplo, jamais poderia desejar ser uma campeã de natação, pois a água é algo que nunca me atraiu, e ao  contrário, me dá certo medo.

Não me adiantaria ter um nível altíssimo de determinação, pois eu jamais teria condições de vencer em algo que me apavora.

Por isso, devemos focar muito bem nossas possibilidades, e então nos determinarmos a realizar, pois se essa análise não for bem feita, corremos o risco de nos frustrarmos  e com isso prejudicar nosso desempenho.

Importante é reconhecer nossas metas e lutar pelo que desejamos com determinação.  Essa deve ser uma atitude consciente e constante em nossas vidas, pois isso nos traz a sensação de felicidade e de vitória, importante em todo ser humano.

Isso é determinação: buscar sempre que possível a realização.

Abraços e bom domingo 🙂

Amanda

Anúncios

Publicado em setembro 22, 2013, em Inteligência Social e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 9 Comentários.

  1. Incrível como voce consegue reunir tantos temas para em cada fim de semana nos lembrar de quão
    importantes são em nossas vidas e agente simplesmente deixa passar e nem para para pensar, ocupados com os afazeres que nos impomos no dia a dia…
    PARABÉNS!!!!
    Paulete.

  2. Super Amanda, muito importante e sermos Determinados,como sempre adorei! BEIJOS.

  3. otimo como sempre!!! parabens querida Amanda

  4. Quem te conhece sabe que todos os teus posts transmitem exatamente o que vc pensa e vive

  5. Constancia Branco

    Muito bom Amanda! Determinação é o nome do jogo para quem quer alcançar seus objetivos! Você bem lembrou, objetivos dentro de nossas possibilidades!!super beijo!

  6. Quantas verdades amiga !!!
    Temos mesmo que focar e agir .
    Caso contrário , a vida nos cobra ….
    Beijo,
    Vera Sayao

  7. Super certo, querida Amanda !! So’ tenho uma duvida que me deixa inquieta…Qual a diferenca entre determinacao e teimosia ??? Beijos

  8. Gostei do ” sempre que possível ” , realista, prático.

  9. 🙂

    Date: Sun, 22 Sep 2013 14:30:49 +0000 To: isabelchacra@hotmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s