Delegar tarefas e funções

É importantíssimo sabermos delegar obrigações e responsabilidades em qualquer âmbito de atividade.

Com o ato de delegar, podemos realizar, através de nossos funcionários e de quem nos rodeia, muito mais tarefas que nos  propomos e, dessa forma, colocarmos em prática muitos dos nossos propósitos, que sem esse auxílio, seria difícil atingirmos os resultados desejados.

Mas muitos de nós não tem a vontade ou a capacidade de delegar tarefas, tentamos fazer tudo sozinhos, não por egoísmo, mas por não estarmos convencidos de que seria muito mais produtivo.  Em outras palavras, muitas vezes pensamos, “o tempo que vou perder para delegar, eu faço e faço melhor”.

Engano puro!

Se usamos nosso tempo explicando com clareza o que queremos, na próxima vez, não precisamos fazer tal tarefa e podemos nos dedicar a outras atividades necessárias que também demandam nossa atenção.

Quanto mais delegamos, mais as pessoas que trabalham conosco se sentem  importantes e se esforçam para que tudo resulte o melhor possível.

Não delegar é uma atitude que vem, muitas vezes, de uma vaidade que todos nós temos, de sempre achar que fazemos mais e melhor.  Mas isso só atrasa nossa vida e nossas atividades.

Claro que o sucesso em delegar com eficiência depende da maneira como ensinamos o trabalho, e o principal é que nada deixemos de falar. Não devemos omitir nenhuma informação relevante e sim deixar claro o propósito e os resultados que pretendemos com a função que será desenvolvida por quem elegemos para essa finalidade.

Adoro receber em casa, e as amigas sempre me perguntam como eu consigo uma equipe tão coesa e dedicada.

Para treinar essa equipe, primeiro, expliquei claramente os objetivos que deveríamos atingir: serenidade, ambiente alegre e oportunidade de diálogo entre os convidados.

Depois sentei-os na mesa de jantar e eu os servi, mostrando na prática o que eu imaginaria como resultado.

Até hoje, nunca mais precisei falar absolutamente nada a respeito e nunca houve nenhuma falha. Tudo transcorre normalmente e é essa equipe de funcionários que recebe os elogios.

Eu não tenho a mínima vaidade de que os convidados pensem que eu fiz tudo.  Trabalho de equipe dá um resultado sempre muito mais positivo do que um trabalho isolado.  Claro, estou no comando, mas reconheço, valorizo e compartilho sempre os méritos com quem executou com carinho e amor.

Saber delegar é uma arte.

Creio que ninguém é absoluto.  Todos precisamos de auxílio seja em que atividade for.

Ser um bom líder não significa que sabemos fazer melhor as tarefas do que nossos subordinados e sim que temos consciência de que não sabemos fazer tudo bem.

Delegar traz confiança, espírito de colaboração e responsabilidade para quem está nos ajudando a conseguir os resultados esperados.

Saber delegar facilita tudo em nossa vida, além de dar a quem executa a devida importância, o que contribui para desenvolver sua vaidade e, consequentemente, executar melhor as tarefas que lhe são confiadas.

Mas acredito que um dos pontos principais para liderar e delegar bem é saber transmitir o que desejamos como resultados de maneira gentil, estabelecendo sempre um clima de boa vontade, sem desconfianças e sem sonegar informações necessárias ao bom desenvolvimento da tarefa encomendada.

Abraços e bom domingo 🙂

Amanda

Anúncios

Publicado em setembro 15, 2013, em Inteligência Social e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 8 Comentários.

  1. Marina Renaux de Sabrit

    Ah, quo verdadeiro!!!! Bjs mil.

    Marina de Sabrit

    (55) 11 9 9265 5000 marina@sabrit.com

    http://www.marinadesabrit.com.br

  2. Delegar não é fácil , vc consegue com maestria !.

  3. Muito bom , delegar não é fácil ,essa é uma prerrogativa sua …

  4. Delegar não é fácil e seu texto é uma verdadeira aula !.

  5. Bela aula ! . Delegar não é fácil…..

  6. Sempre uma lição de Vida .Vc é um exemplo de como fazer para delegar .
    Tarefa difícil !! ..

  7. Vamos tentar…. Mas só vc consegue essa perfeição….

  8. Instrutivo como sempre. Beijos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s