Tratamento com funcionários: “Os Anjos da Minha Casa”

Tratamento com funcionários para mim representa a base de todos os relacionamentos, que é o respeito pelo próximo, o maior segredo da inteligência social.

Eu chamo meus funcionários de colaboradores e os considero “OS ANJOS  DA MINHA CASA”.

São as pessoas mais íntimas de minha vida depois de minha família e as de minha maior confiança. Conheço e convivo com eles há muitos anos, e lhes sou imensamente grata pela colaboração irrestrita que me oferecem — em todos os sentidos.

Na ocasião da doença de minha mãe houve o carinho ilimitado de todos, colaboração que o dinheiro, isoladamente, jamais pagaria.

Aqui em nossa casa, evidentemente cada um tem suas obrigações, como todos nós temos nesta vida, e temos que nos organizar sempre em função de inúmeros compromissos que assumimos.

Mas cada um, quando necessário, exerce a função do outro, dado o interesse e o espírito de colaboração que os envolve.

Minha maneira de ver o funcionário é sempre do ponto de vista humano.  Tento pressentir suas necessidades, que na verdade são as mesmas de todos.  Temos ideais, famílias e problemas inerentes a todo tipo de envolvimento.

Procuro não me envolver diretamente em suas questões pessoais, mas sempre tento colaborar, dentro de minha possibilidade, para facilitar suas vidas.

Dependemos uns dos outros.

Acredito que temos a obrigação moral de tentar diminuir o desconforto dessa relação desigual, que a novela Cheias de Charme trouxe à tona com muito humor, mas também muita sabedoria.

Algumas pessoas comentam que seus colaboradores de casa nada fazem como deveriam, que não os atendem em suas necessidades, etc.

Faço aqui algumas perguntas:

Será que as ordens, ou melhor, os pedidos foram bem expostos e claros?

Será que se colocam os objetivos a serem atingidos quando se pede algo a ser feito?

Será que se paga justamente pelo que se pretende receber?

E mil outras perguntas caberiam nesse particular.

Temos que compreender que, salvo algumas exceções, muitos chegam para o trabalho de bairros mais afastados e andam, de maneira geral, em ônibus e metrôs lotados. Enfrentam gente, empurrões, se levantam cedo, e os queremos sempre bem dispostos e sorridentes.

Vou dar três exemplos de como os empregadores são privilegiados:

Uma babá, alem da responsabilidade, toma conta de um filho que não é seu, muitas vezes tendo deixado os seus sozinhos ou aos cuidados de pessoas com pequenos recursos, ou em uma creche.

E a cozinheira?

Cozinha para os donos da casa muitas comidas que ela nunca  teve e jamais terá em sua própria casa, e muitas vezes é proibida de comer do mesmo cardápio da família.

A copeira também serve, às vezes, algo que nunca comeu ou comerá.

Já pensou no mal estar que isso deve lhes causar?

Posso lhes contar várias passagens dessa natureza, mas para não me alongar, fico por aqui e num próximo blog continuo com alguns relatos referentes aos anjos da minha casa.

Podem dizer que tenho sorte com as pessoas que trabalham conosco.  Mas acho que simplesmente recebemos o respeito e carinho que lhes damos.

Bom domingo e um grande abraço,

Amanda

Anúncios

Publicado em setembro 30, 2012, em Inteligência Social e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 9 Comentários.

  1. Aqui na Australia existem poucos Anjos e sao muito bem pagos, um deles e minha filha que cuida de um menino de 10 anos 2 xs p semana. eu eu estou sendo o anjo dela por 3 semanas.
    Bjs Anete

  2. Neida kneubuhler

    Admiro muito você querida amiga , elas são parte da familia e grandes colaboradoras do lar .
    Infelizmente estão em extinção as maravilhosas de antigamente , quem tiver um tão boa não a deixe escapar , caso contrario terá enorme dificuldade em encontrar outra igual .
    Parabéns querida amiga !!!

  3. Ótima mensagem!

    Lindo o nome “Anjos da minha casa”….
    Se não fosse esses “Anjos” nossa vida seria bem diferente.
    Tenho em casa uma pessoa muito querida, que me auxilia há quase 30 anos, às vezes a chamo de minha amiga, ou irmã, ou até mesmo minha filha, apesar de toda problemática que você citou, aprendemos muito uma com a outra, muitas vezes sem que ela saiba está sendo minha professora em muitas matérias.
    Realmente através da convivência aprendemos muito dos segredos da “inteligência social”, sem deixar de considerar seriamente que tempo/dedicação/trabalho X salário, como você bem expõe, nós sabemos aonde está o privilégio.
    Obrigada por este tópico que homenageia os anjos de lares alheios.

  4. Não lembro o dia foi publicado na revista ‘Veja” um artigo com o titulo de “VALIDAÇÃO”.
    A Amanda com certeza absoluta, põe em prática a ‘validação”
    O dinheiro é muito importante, mas validar as qualidades e acertos ou boa vontade de acertar é sem duvida um segredo que deveria ser descoberto por todos…
    Parabéns Amanda
    Jurani Parente
    http://www.adaxpublicidade.blogspot.com

  5. Amanda,concordo com sua atitude frente aos seus funcionários.Também procuro seguir sua conduta,tenho pessoas trabalhando comigo há muitos anos e adoto respeito mutuo..Linda mensagem!!!
    Beijos Miriam

  6. Amanda , concordou em gênero , número e grau .
    Tema muito pertinente .
    Sempre me pautei pela sua conduta…tenho uma pessoa que está comigo a 16 anos e a considero , minha filha , minha amiga enfim , faz parte da minha família ! .
    Beijos , bom domingo .
    Tereza .

  7. Amiga querida sempre admirei sua posicao com esta parte empregado e empregador ,seu carinho e respeito !!! estou segura que estes” Anjos da sua vida” tamben si senten os mais afortunados de ter vcs em suas vidas e su dia dia de traballo. ,Te felicito !!! amiga Beijos ,Saudades

  8. Quem é próximo a vocês sabe que cada palavra escrita aqui reflete a pura realidade do que acontece na casa dos Delboni. Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  9. Tive a felicidade de conhecer e usufruir da companhia adoravel, carinhosa e elegante desses Anjos da sua vida!
    Certamente sao pessoas muito especiais, tambem, por poderem conviver com pessoas tao iluminadas como voce e seu querido esposo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s