Discordância

Quando falamos em discordar de algo ou de alguém, sempre surge a ideia de que podemos provocar algum mal-estar, mas não concordar nem sempre provoca um mal-estar, e pode mesmo ajudar em alguma resolução que estaria para ser tomada.

Tudo depende da maneira como o assunto é abordado, e se quem discorda não se coloca como que se soubesse mais do que seu interlocutor, mas nos traz uma ideia nova que pode mesmo apresentar uma resolução de algum problema que esteja sendo exposto.

E, se formos humildes, sempre teremos o que aprender com quem nos coloca a ideia inicial sobre a qual teremos que discutir.

Ficar insistindo e teimando com uma ideia somente por vaidade pessoal e porque queremos que nossa visão prevaleça, é um sinal de vaidade e insegurança, por não desejarmos o que chamaríamos de derrota.

Mas a nossa grande arma e sinal de força é a humildade, tentarmos admitir que a outra pessoa teria razão e que sua sugestão é a mais adequada, mas para isso teremos que nos esquecer da vaidade que muitas vezes domina o ser humano.

Mesmo quando discordamos, o principal que temos que cultivar é a educação, a maneira como expomos nossas ideias diferentes daquelas que nos foram propostas, pois dessa forma, com certeza, seremos mais ouvidos e nosso interlocutor teria sempre uma atitude de compreensão pela diferença de ideias que poderíamos apresentar.

Pois nem sempre teríamos a melhor maneira de expormos algo que pensamos, e aí que entra a humildade de ouvirmos a opinião de quem tem a boa intenção de nos ajudar.

Muitas vezes, dentro de uma discussão saudável e educada, conseguimos argumentar e, até mesmo, mudar a ideia inicial de alguém que nos havia sugerido.

Divergências são normais, e para que tudo transcorra em um ambiente agradável sempre, a educação e a maneira educada de discordarmos podem trazer resultados construtivos e aprendizado.  Assim, mesmo discordando, devemos ser educados em nossa maneira de agir e de expormos nossas ideias, pois dessa forma serão respeitadas.

E para que isso ocorra, nossa atitude respeitosa e humilde será sempre um fator importante, pois com isso aprendemos cada vez mais, como dizia minha mamy: Ouvindo e aprendendo.

Abraços e bom domingo 🙂

Amanda

Publicado em novembro 17, 2019, em Inteligência Social e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Helena Nogueira de Paula

    Querida amiga ,
    Sempre bom ler seus artigos. E
    E lembrar também dos ensinamentos da saudosa mamy
    Tudo bem com vc ?
    Saudades , bjss

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s