Compreensão

Quando falamos em compreensão, não quer dizer que tenhamos que entender toda e qualquer ideia que nos é apresentada, mas que devemos tentar compreender quando alguém argumenta a respeito de algo que esteja sendo discutido naquele momento.

Pois, por mais que possamos discordar de início, se raciocinarmos com calma, muitas vezes, veremos que quem nos apresenta uma nova ideia pode ter razão e estar mais certo do que nós.

Ou porque teria mais conhecimento do assunto em questão, ou porque simplesmente o seu raciocínio estaria mais de acordo com a ideia que estaria sendo debatida naquele momento.

E toda vez que um problema nos é exposto, devemos apelar para compreendermos o que se passa, para que nossa opinião, se for solicitada, possa ser, de certa maneira aceita, no sentido de que o problema apresentado seja melhorado.

Para isso, importante nos colocarmos no lugar da pessoa que nos apresenta determinada ideia ou problema do momento.

A compreensão não deixa de ser uma parte da humildade que sempre temos que ter, para conseguirmos entender nosso próximo e até mesmo as ideias que nos são apresentadas, pois temos que ver que não somos os únicos a termos conhecimento de determinado assunto que estaria sendo tratado.

Compreender o nosso próximo é uma forma de viver que facilita o nosso dia a dia, pois para agirmos assim temos que deixar de lado, principalmente, a nossa vaidade, o que muitas vezes não é fácil.

Desenvolver a nossa capacidade de entender o significado de algo ou da atitude de alguém, é uma característica que devemos sempre tentar desenvolver, pois nossa vida pode se tornar mais fácil e as dificuldades de comunicação menores.

Compreensão é, antes de tudo, o ato de assimilar algo, e para entendermos o que vemos e convivemos precisamos nos colocar no lugar da pessoa em questão e assim ver se não agiríamos da mesma maneira.

Pois é, de certo modo, mais fácil conseguirmos falar que agiríamos de certa forma, mas no momento em que determinada situação nos chega, muitas vezes tudo se torna diferente do que havíamos pensado entes.

Somos seres humanos, sujeitos a erros de atitudes, de julgamentos, e portanto, temos que nos cuidar para agirmos com justiça sempre em relação ao nosso próximo, seja particular ou profissionalmente.

Tentemos sempre que possível, entender uma situação que nos é apresentada, para evitarmos de cometer erros, que, muitas vezes, são irreparáveis.

Abraços e bom domingo, com atitudes certas 🙂

Amanda

Publicado em novembro 10, 2019, em Inteligência Social e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Excelente!👏👏👏🌹😘

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s