Capacidade de se adaptar
Publicado por amandadelboni
Você se adapta facilmente a mudanças?
É muito importante avaliarmos nossa capacidade de adaptação, pois nossa vida é feita de muitas ocasiões em que precisamos nos adaptar para conseguirmos resolver diversos tipos de situações. Tanto do ponto de vista pessoal quanto profissional, para tentarmos a melhor solução possível em qualquer forma que o problema se apresente.
O raciocínio é essencial para que consigamos chegar sempre a uma resolução que nos ajude.
Em nossa vida pessoal lidamos com vários tipos de relações, tanto com nossos parentes mais próximos, quanto os mais afastados que encontramos de vez em quando.
E também com amigos de diversas crenças e maneiras de pensar e de agir, e com os quais podemos, em alguma ocasião, nos divergirmos, mas sempre temos que nos cuidar para não entrarmos em conflito desnecessário.
Muitas vezes, um conflito não fica resolvido, podendo nos criar dificuldade para que a amizade se consolide ou não fique prejudicada.
O fato de nos adaptarmos não quer dizer que tenhamos que agir sempre igual ao nosso próximo, mas pelo menos que evitemos discussões inúteis.
Principalmente se vemos que não teremos condições de convencer nosso interlocutor a pensar ou agir como nós.
E nos adaptarmos, muitas vezes, não significa que estamos abafando nossas ideias, mas se raciocinarmos, vemos que outras ideias podem ser até mais adequadas do que as nossas.
Se não forem, de qualquer forma podemos discordar com explicação se for solicitada, com educação, sem ofendermos a pessoa de quem tenhamos discordado.
Respeito pelo próximo e por outras ideias e princípios é uma grande característica que nos ajuda a viver com nosso próximo.
Vamos, portanto, sempre tentar respeitar as ideias alheias, e se for bom para nós, sermos resilientes, isto é, desenvolvermos nossa capacidade de adaptação.
Ao tentarmos viver melhor, esforço que sempre vale a pena, desfrutaremos de momentos mais agradáveis e valiosos com nossos familiares, amigos e funcionários.
A vida é uma só, e se conseguirmos viver bem, de maneira a que consigamos nos dar bem com quem temos que lidar e conviver, nossa vida será mesmo muito mais produtiva e agradável.
Evidentemente não deixaremos de ter nosso ponto de vista, mas ouvir não custa nada, e podemos até mesmo termos a chance de aprender muito.
Entender as pessoas com quem lidamos é uma arte. Isso se formos humildes 🙂
Abraços e bom domingo!
Amanda
Publicado em setembro 1, 2019, em Inteligência Social e marcado como Amanda Delboni, Inteligência Emocional, Inteligência Social, Relacionamentos, Sucesso. Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.
Quem não se adpta sobrevive com muita dificuldade…
Muito bom sua cronica de hoje. Obrigado! Me recordou muito o professor Montalvão, e quantas vezes ele me disse isso.