Inflexível

Ser inflexível quer dizer não aceitar uma opinião diferente da nossa, sem nem mesmo estudarmos a possibilidade de que possamos estar errados ou que alguém teria melhor solução para o assunto em questão.

Assim, a inflexibilidade nos faz resistentes para aceitar outra visão, que poderia ser a mais correta para algum problema que estaria em questão naquele momento.

Mas a flexibilidade só existe quando cultivamos a humildade para entendermos que, muitas vezes, nossa versão dos fatos pode não ser necessariamente a mais certa para aquela situação.

Humildade é a principal característica que precisamos ter para que possamos, dentro de um raciocínio lógico evidentemente, chegar a conclusão que alguém possa ter uma visão diferente da nossa.  E com isso, conseguimos desenvolver a flexibilidade de pensamento.

E a humildade nos ajuda a enxergar todos os aspectos de uma situação, e mudarmos se assim acharmos que o conceito do outro possa ser respeitado, depois de termos estudado o assunto em questão.

Se somos inflexíveis, dificilmente conseguiremos aceitar uma opinião diferente da nossa, simplesmente por vaidade pessoal, o que prejudica todo um resultado que poderia nos trazer muitas vantagens, seja do ponto de vista pessoal ou profissional.

Em todas as áreas de atividade humana só temos a ganhar se praticarmos a humildade de ouvir, o que se torna cada vez mais difícil na época em que vivemos, por falta  até mesmo de tempo físico, todos são muito ocupados e preocupados com suas atividades, sua luta pela vida que, convenhamos, não está fácil mesmo.

A competição está muito acirrada, e o trabalho está exigindo cada vez mais de todos nós, então temos que tentar nos aperfeiçoar sempre, cada vez mais, para fazermos jus a uma concorrência com que nos deparamos a cada dia.

E realmente, por tudo isso, não devemos aplicar a inflexibilidade, ao contrario, tentemos compreender até mesmo nossa concorrência para conseguirmos ultrapassá-la sempre que possível, sem que tenhamos que prejudicar ninguém.

E, para isso, temos que ser flexíveis, estudando o assunto que tenhamos em questão para conseguirmos nosso objetivo, sempre com honestidade e dedicação.

Abraços e bom domingo, adotando a flexibilidade que possa nos ajudar, sem o prejuízo de outros 🙂

Amanda

Publicado em agosto 25, 2019, em Inteligência Social e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s