Dar opinião

É um problema sério e que costuma acontecer mais do que nos lembramos ou que valorizamos, mas se pensarmos bem, veremos que ocorre também mais do que desejaríamos.

Quantas vezes pensamos que estaríamos tornando um contato mais amistoso e carinhoso, com qualquer nível de amizade que temos, dos mais cerimoniosos aos mais íntimos, e ouvimos algo que nos desagrada.

Achamos que estaríamos prontos para alguma ocasião, na qual tivemos o propósito de agradar a quem nos acompanha ou que tenha nos convidado, e ao invés de ouvirmos palavras de incentivo, claro que sinceras, ouvimos criticas indevidas, seja a respeito de horário, de roupa inadequada, etc.

O respeito é muito bom e uma opinião só deve ser emitida quando solicitada, pois caso contrário, poderá soar como um palpite inoportuno.

Isso em qualquer tipo de realização, seja social, seja na aparência física, em todo tipo de atividade que envolva o nosso próximo.

Se não pedimos opinião, é porque estamos certos de estarmos atingindo o melhor que teríamos conseguido imaginar, e nosso intuito de agradar deverá ser levado em consideração.

Isso ameniza qualquer falha que teríamos, por acaso, cometido.

E, se pedimos, ou se nos pedem uma sugestão, essa opinião deverá ser sincera, mas mesmo assim, colocada de forma delicada sem ofender quem a solicitou.

Mesmo porque, o ponto de vista de cada um é extremamente pessoal, e que a pessoa acredita ser verdadeiro, e as opiniões que cada um vai emitir, também dependem das aspirações pessoais e do nível e maturidade psicológica de cada um de nós.

Assim, temos que ter muita cautela na emissão de uma opinião, pois ela pode soar como discriminatória e ofensiva para outros.

A opinião é uma forma pessoal de ver e representa o estado de espírito da atitude de uma pessoa ou de um grupo em relação à sua própria realidade.

Mesmo que não seja o nosso ponto de vista, devemos considerar que todo enfoque depende de diversos fatores, tanto sociais, quanto de culturas diferentes em que somos criados e educados, então a crítica deverá ser muito cautelosa, pois podemos cometer injustiças, mesmo sem o desejarmos.

Lembrando também que uma opinião, mesmo que sincera, emitida em momento inoportuno ou em público pode humilhar a pessoa que está sendo alvo e ocasionar uma inimizade, ainda mais se não foi solicitada.

Corrigir ou criticar alguém em público é uma forma de humilhação que nem todas as pessoas suportam com elegância e discretamente.

Por isso, devemos nos cuidar muito ao emitirmos nossa opinião sobre algum assunto, principalmente se não tenhamos sido solicitados, evitando sempre o pior dos erros, que é corrigir alguém em público.

Abraços e bom domingo sem criticas inúteis 🙂

Amanda

Anúncios

Publicado em abril 8, 2018, em Inteligência Social e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Utilíssimo, especialmente para as mulheres ….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s