Perfeição

Evidentemente não conseguiremos jamais atingir a perfeição, pois nós, seres humanos, não teremos esse tipo de privilégio, mas todos desejaríamos chegar a um nível de resultados os melhores possíveis, para que nossa vida se torne sempre o mais agradável que consigamos.

Em outras palavras, para todos nós, é uma questão de propósito que devemos nos impor sempre que nossa vida nos permita conseguirmos o privilégio de chegarmos o mais próximo possível de tomarmos atitudes humanas em relação aos nossos semelhantes e a tudo o que nos rodeia.

Quanto mais conseguimos cumprir nossos deveres em relação ao ambiente em que vivemos, mais perto ficaremos de atingirmos uma relativa perfeição junto a quem nos rodeia, angariando, dessa forma, amizades e carinho sinceros.

O que devemos também cultivar é o nível de compreensão quanto a conseguirmos ouvir e poder opinar se somos solicitados, aos problemas que, muitas vezes, nos são apresentados por amigos que estejam em situação de dúvida e apreensão quanto a uma situação de vida, ambiente de trabalho ou de família.

A perfeição é algo difícil de ser conseguido, mas podemos afirmar que algo foi alcançado na perfeição quando decorre tal e qual havíamos previsto. Neste caso, a perfeição é associada a um objetivo cumprido, dependendo do ideal de cada um e do que havia sido planejado anteriormente.

Claro que a perfeição tem como significado o primor, a maestria, o requinte, mas se conseguirmos pelo menos atingir um pouco dessas qualidades, já estaremos próximos, pelo menos, a um nível satisfatório da perfeição à qual nos propusemos.

A cultura é tida como a busca pela perfeição, mediante o que foi dito ou pensado no mundo.

Hoje já se diz que a perfeição pode ser definida como não ter defeitos.

Não podemos nem devemos ter a pretensão de atingirmos a perfeição, mas nada nos impede de lutar conosco mesmos para que nossas imperfeições se tornem cada vez menores para que não nos prejudiquemos a nós mesmos e aos demais.

Se tivermos a capacidade de auto análise apurada, provavelmente erraremos muito menos em nosso julgamento, e portanto, e para isso, temos que ser imparciais sempre.

Vamos procurar estar em ordem com nossas obrigações, o que já nos isenta do receio natural de errarmos, e portanto temos a chance de ficarmos sempre corretos em nossos compromissos.

Quantas vezes nos encontramos com amigos que não vemos há tempo, e no primeiro momento achamos que não fizeram conosco a festa que estaríamos esperando?

No entanto, depois ficamos sabendo de algum evento triste que teria acontecido com esses amigos, por isso o julgamento precipitado nos conduz, muitas vezes, a erros que podem se tornar irreparáveis.

Muito cuidado devemos ter, portanto, para conseguirmos agir sem precipitação, o que pode nos levar a alguma inimizade fora de qualquer propósito.

Para mim, portanto, a perfeição no relacionamento nada mais é do tentarmos agir sempre de forma correta, genuína, respeitosa e educada com todos e tudo que fazemos. Isso já basta!

Um grande abraço, dentro de nossa capacidade de perfeição 🙂

Amanda

Publicado em novembro 13, 2016, em Inteligência Social e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Maria Thereza Matarazzo

    Amanda querida ,não que eu queira te “”bajular””porem você esta quase chegando la!!!!!!! Bjos M,Thereza

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s