Oportunidade

Saber reconhecer a oportunidade não é tarefa fácil em nossa vida diária, pois ela pode vir disfarçada, e a gente não consiga reconhecê-la de imediato.

Por isso, temos que aprender e nos habituarmos a vê-la, sem tendências, para que não a percamos de vista e, dessa forma, conseguirmos aproveitá-la no bom sentido para que possamos realizar nossos propósitos.

Sempre que imaginamos atingir algo, seja no sentido pessoal ou profissional, o primeiro impulso que temos seria o imediato, mas devemos nos lembrar de que o imediatismo pode nos trazer decepções.

O senso de oportunidade não se trata somente de encontrarmos o momento certo, mas também, e principalmente, sabermos a hora de tentarmos um novo negócio, nos aproximarmos de maneira correta de alguém com quem teremos relação de amizade ou comercial, uma forma correta de buscarmos um novo emprego, enfim, para tudo existe o momento ideal.

Para conseguirmos um novo trabalho, devemos tomar cuidados essenciais, pois uma entrevista mal conduzida pode nos fazer perder a ocasião de nos mostrarmos honestamente como somos, o que pretendemos e o que somos capazes de fazer, e com isso estaremos perdendo, provavelmente, uma oportunidade única.

Podemos dizer que a oportunidade tem um significado de conveniência, pois se somos oportunos, agiremos adequadamente em qualquer situação que se apresente a necessidade de decisão.

Se o ditado diz que a oportunidade faz o ladrão, ela faz também com que possamos aproveitá-la para conhecermos a pessoa certa, no momento certo, e conseguirmos demonstrar nossa capacidade de ação onde a ocasião se apresentar.

O que não podemos e nem devemos é perdermos a chance, seja por uma distração de nossa parte, seja por timidez fora de hora, e devemos sim, manter nosso senso de espaço, e de adequação.

Dessa forma, seguramente conseguiremos atingir o interesse especialmente dirigido para determinado assunto, o qual podemos desenvolver dentro do nosso senso de oportunidade.

Importante é não deixarmos passar aquele momento adequado, onde a oportunidade apareceu, pois se ela não voltar, perdemos o momento ideal de se colocar em prática atitudes que podem mudar toda uma vida.

Até uma escolha tem seu custo da oportunidade, escolha de uma distração, escolha de um trabalho, de uma carreira, de diversas atitudes tomadas em detrimento de outras.

Pensar bem é algo que devemos praticar sempre, exatamente para tentarmos evitar uma opção inadequada, cujo arrependimento não fará com que tudo seja transformado de acordo com nossa vontade.

E esse senso de escolha não se refere somente ao caráter profissional, mas também a opção entre uma diversão e outra, uma programação diferenciada, amigos mais jovens ou mais velhos, dependendo da atividade à qual nos dedicamos naquele momento.

Não perder a oportunidade é um dos segredos de grandes profissionais e para isso não nos deixemos levar por uma distração que pode nos custar toda uma carreira.

Oportuna visão do futuro é o que devemos sempre tentar desenvolver!

Abraços e bom domingo 🙂

Amanda

Anúncios

Publicado em setembro 25, 2016, em Inteligência Social e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Noely Ferreira Marques Ramos

    Valeu “Oportunidade” para a gente prestar mais atenção nos momentos que se apresentam em nossa vida, até mesmo para ser feliz, o que é muito importante!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s