Mentiras

Dizem que a mentira é como o óleo, que ao ser colocado na água sempre volta à superfície.

Grande verdade, pois a mentira realmente não leva a nenhum lugar, e não consegue trazer benefícios, seja onde e em que assunto for.

Ela sempre é descoberta, mais cedo ou mais tarde, e pode trazer consequências inimagináveis, pois compromete seriamente pessoas ou situações e, normalmente, não conseguem ser superadas, nem perdoadas, podendo deixar sequelas desastrosas.

Em casa, meu irmão e eu fomos condicionados, ensinados e nos foram mostradas as consequências que uma mentira pode acarretar, dependendo de sua gravidade e das pessoas envolvidas.

Benefícios, só se forem temporários, pois depois de descobertas as mentiras, os castigos podem ser graves, e no caso de mentirmos, temos que estar preparados para aguentarmos as consequências advindas de nossa atitude.

Dizem que a mentira, depois de muito repetida pode se tornar e tomar aspecto de verdade, por isso é sempre recomendado que tomemos cuidado para emitirmos um conceito, ou uma notícia que não corresponda a uma verdade, pois uma mentira pode comprometer uma situação.

Ou até mesmo comprometer pessoas que, muitas vezes, nem teriam a oportunidade de se defender e expor idéias a respeito daquilo de que fora uma vitima.

Dizem que tem pessoas viciadas em mentir, não conseguem se deter na verdade do que estão relatando, talvez por necessidade de se expor e chamar atenção sobre o que dizem naquele momento.

Mas o pior é que uma mentira leva a outra e assim sucessivamente, pois quem mente fica sem a medida de onde parar.

O mentiroso por natureza sempre espera que suas falsas negações sejam acreditadas por seus interlocutores e podem mesmo serem tidas como erros e não como mentiras.

Isso, em alguma ocasiões, dado como desculpas de quem mentiu.

Mas as mentiras ofensivas ou mal intencionadas são seríssimas, pois podem trazer consequências comprometedoras que de repetente até mudam uma vida.

Claro que vemos as mentiras inocentes, que nada comprometem, mas até essas podemos e devemos evitar, pois correm o risco de se transformarem em algo difícil de se corrigir.

Abraços e bom domingo, de preferência sem mentiras, nem as chamadas “piedosas” 🙂

Amanda

Anúncios

Publicado em abril 24, 2016, em Inteligência Social e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 6 Comentários.

  1. Uma mentira bem elaborada e com grande comprometimento tem várias versões.Nisto reside a fragilidade da mentira.
    É uma arma perigosa principalmente quando a ilicitude da intenção é o seu objetivo.
    Em sociedade existem situações em que uma pequena dissimulação preserva o fato verdadeiro em oposição ao engano.Isto ocorre quando damos simples desculpas para fugir de um compromisso ou nos obrigamos a não sermos deselegantes e omitimos respostas que não seriam educadas….
    O mentir – o curso da história está a provar – é uma ferramenta poderosa no processo de sedução, na destruição de pessoas e valores, na conquista do poder e sobretudo no papel de fazer multidões serem conduzidas para o fim desejado.
    O exemplo maior do poder da ” mentira ” é a pregação de Goebbels, Ministro da Propaganda nazista que ensinava aos seguidores de Hitler a mentir.. Dizia Goebbels: “mintam, mintam, mintam, se necessário mil vezes até que todos passem a acreditar que a mentira virou verdade”.
    Querida Amanda,adorei o tema escolhido por você muito bem desenvolvido.
    Parabéns.
    Bjs

  2. Gostei muito Amanda. Falar a verdade é sempre o melhor caminho!

  3. Muito bom. Eu tive uma amiga, que mentia tanto, que chegou uma hora da vida dela que ela não sabia mais o que era verdade ou mentira. Como foi comentado, a pessoa mente tanto que acaba se convencendo que as mentiras não são mentiras!!!
    Acredito na verdade!!!

  4. Querida Amanda, bom dia!

    Meus comentarios não são mais publicados. O que há?

    Beijos

    Regina

  5. Querida Amanda, a franqueza absoluta denota falta de bom senso. Existem, por exemplo, as mentiras sociais, quando para não ferir sensibilidades precisamos mentir. Beijos e boa semana.

  6. Também fui ensinada assim e repasso para meu filho com 0% de tolerância!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s