Defesa e Consolo 

Sempre aprendemos que é nossa obrigação moral defender aqueles que fraquejam e não nos esquecermos de consolar aqueles que choram, que estão tristes, que passam por problemas que, em sua concepção são insolúveis, ou mesmo difíceis de serem solucionados.

Não devemos e nem podemos ignorar as pessoas que, de uma forma ou de outra, fazem parte de nossa vida, de nosso convívio, ou que simplesmente, sem muita intimidade, nos inspira a prestar nossa ajuda, mesmo que seja com palavras, o que, na verdade, não tem o mínimo custo material.

Muitas vezes, gastamos nosso tempo com assuntos e especulações que não levam a nada, e não auxiliam a ninguém.

Por isso não temos o direito de nos negarmos a defender alguém que, mesmo sem nenhum sacrifício de nossa parte, precisa de palavras que podem mudar até mesmo o ritmo de uma vida, ou de uma carreira.

E, muitas vezes, nada nos custa um gesto de boa vontade, quando vemos uma pessoa que não merece receber uma ofensa ou um mau comentário, e conseguimos exprimir nossa opinião de forma que possa mudar o conceito de quem foi inconveniente, ou até cruel.

Seguidamente ouvimos uma interpretação sobre um fato que tenha gerado uma idéia falsa sobre determinada situação, e, se nesse caso, somos mesmo de certa forma instados a emitir uma opinião, devemos fazê-lo com isenção de ânimos, mesmo que não sejamos tão amigos e queridos da pessoa em questão.

Tentarmos ser justos mediante uma situação difícil, e agir em defesa de uma injustiça, ou de uma idéia que temos certeza não ser verdadeira, é mesmo uma obrigação nossa como seres humanos que somos.

E defensores de uma verdade, que, muitas vezes, a pessoa que cometia a injustiça não tivesse total conhecimento da situação em questão naquele momento.

Na verdade, os que se sentem ou estão mais fracos, seja porque motivo for, são os que mais necessitam de nosso apoio, emocional ou de outra natureza, talvez até financeiro, e devemos fazer o que estiver dentro de nossas possibilidades, de boa vontade e sem cobrança inútil.

Palavras de consolo, quando chegam em ocasião especial e no momento em que estamos fragilizados, podem transformar toda uma situação de desânimo e até mesmo de uma indisposição física ocasionada por um determinado momento de estresse emocional, seja por alguma perda ou por algum insucesso para o qual não estivéssemos preparados.

Por tudo isso, devemos estar sempre atentos se, com algum gesto de apoio, mesmo que somente emocional, possamos consolar uma pessoa que, naquele momento esteja necessitada.

Lembrando que alguém que acaba de sair de alguma situação difícil poderá estar com sua sensibilidade a flor da pele.

Por isso mesmo, temos que encontrar o momento adequado no qual possamos ajudar, seja com palavras que consolem, seja com atitudes mais objetivas, através das quais a pessoa se sinta melhor, sabendo poder contar com nosso apoio incondicional.

Ou, se a pessoa estiver se colocando em situação defensiva, por timidez ou por respeito em não querer incomodar o amigo, procuremos atingir sua emoção, com o carinho e amizade que possamos demonstrar, e, dessa forma, ela saberá que pode contar com nosso apoio.

Abraços e bom domingo, defendendo nossos amigos e consolando-os sempre que possível 🙂

Amanda

 

Anúncios

Publicado em março 6, 2016, em Inteligência Social e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. A terrível solidariedade que devemos uns aos outros neste mar tempestuoso onde todos estamos….

  2. Norma Bobadilla

    Muito lindo concepto que todos deveriamis ter sempre en conta ! Obrigada querida pelo seu trabalho e dedicacao a este Blog!🌹❤️💋😘❤️Bom Domindo!Saudades de vcs!

  3. De verdade, este tipo de apoio pode mudar não somente a situação da pessoa mas tambem o curso de uma vida! A gentileza e generosodade de coração são bems preciosos em uma amizade. Sempre sabias palavras Amanda linda!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s