Suporte emocional

Sempre aprendi, tanto em leituras, como em orientação do lar, com minha mãe, principalmente, que temos que ter paciência para suportar e até mesmo compreender o que achamos se constituir em defeitos nos outros, e mais paciência ainda precisamos ter para que possamos tolerar aquilo que achamos serem nossos próprios defeitos.

Mesmo porque, se não toleramos em nós mesmos algo que achamos inadequado, a única maneira de ultrapassarmos seria a auto análise e entendermos de que forma poderíamos eliminar aquilo que nos incomoda em nossa personalidade.

Porque outros jamais comentarão sobre nossos “defeitos”, por discrição e por falta de comunicação, mesmo por timidez e falta de liberdade de uma critica, por mais construtiva que seja.

Principalmente, porque costumamos não dar a liberdade de alguém nos dizer o que desagradaria a quem nos rodeia, e assim seguimos desagradando e, sem nos apercebermos, as pessoas vão se afastando. Quando percebemos, estamos com poucos amigos, ou sozinhos.

Como as pessoas não se atreverão a nos dizer a verdade sobre nossas inconveniências, ou melhor dizendo, sobre o que as incomoda em nós, vamos errando novamente.

Por entendermos que isso se passa em todas as relações de amizade, nosso dever é procurar entender e suportar o que chamamos de defeitos, assim como queremos que os nossos sejam aceitos e/ou suportados.

E assim, aguentar as consequências de nosso comportamento, só que para isso temos que cultivar nossas emoções, aprendendo a controlá-las.

Ter suporte emocional é algo que devemos desenvolver, pois muito depende de nós, e da vivência que cultivarmos com nossos circunstantes.

Claro que cada um tem sua personalidade, seus costumes, sua maneira de pensar e agir, mas se pudermos nos adaptar sem que isso nos faça infelizes, poderemos ter uma convivência mais ampla e assim, aproveitarmos ainda mais de relacionamentos que podem ser de grande oportunidade até para que possamos crescer cada vez mais.

Mas para isso, tem que haver de nossa parte a falta de orgulho para que possamos admitir que sempre tem alguém que sabe mais do que nós e com quem podemos aprender sempre mais e mais.

Então, aí vem a humildade e o apoio emocional que temos que cultivar a cada dia, para que não nos percamos, deixando que nosso orgulho fale mais alto e nos impeça de usufruirmos de ensinamentos que podem advir até mesmo de pessoas das quais nem esperaríamos poder nos transmitir algo.

E de onde viria nosso suporte emocional?

De nosso raciocínio, nossa vontade de conviver bem, da compreensão que deverá advir, e do amor que temos que cultivar sempre.

Como digo, penso e ajo dessa forma. É o amor que nos dá o sentimento de compreensão, de atenção, e nos ajuda a conviver com nossas próprias falhas, e com isso tentar corrigi-las para uma convivência pacífica, compreensiva , o que resulta, sem dúvida, em alegria total.

Bom domingo, com muita emoção aliada ao nosso raciocínio sempre 🙂

Amanda

 

 

Anúncios

Publicado em fevereiro 28, 2016, em Inteligência Social e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 5 Comentários.

  1. ” todas as feridas saram em etapas, pobres dos impacientes” Shakespeare

  2. O nosso emocional está fundamentalmente ligado a algo que estruturalmente vamos formando ao longo da vida e que se chama Contrato Social.
    É ele, o Contrato Social, que determina nossas ações e limitações nas várias situações que enfrentamos. Consequentemente é ele que condiciona nossa atitude no meio social..
    É ele que impede de sermos grosseiros, intolerantes ou magnânimos em, excesso no trato com as pessoas.,
    \Nossa ” voluntas” passa por este caminho que é equidistante de conflitos desnecessários.
    Nesse momento vem o desfrute de uma palavra mágica: paciência.

  3. Parabéns! Cada mensagem aprendo mais.
    Uma semana abençoada.

  4. AMANDA vc é única!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s