Constância e Perseverança

Basicamente se trata de sinônimos, mas queremos justamente reforçar a importância que têm essas duas palavras e das quais devemos nos esforçar para dispormos, pois todos os compromissos que chegam deverão ter o mesmo valor.

Tenhamos nossa consciência tranquila em relação ao fato de podermos cumprir aquilo que tivermos marcado, pois as pessoas envolvidas também teriam suas obrigações e, muitas vezes, as alterariam para cumprir conosco um encontro, seja de negócios ou de lazer.

A base de tudo isso se chama respeito.

Já assisti pessoas desfazerem um compromisso em favor de outro que chegou e que acharam “mais importante” ou “mais interessante”.

A constância de nosso comportamento é o que faz nossa imagem se firmar com nossos amigos, patrões, funcionários e parentes.

Temos que manter um comportamento único, e respeitar aquilo com que nos comprometermos, seja em que âmbito for.

Vamos tentar de perseverarmos nas nossas intenções, sejam elas de caráter pessoal ou profissional, porque se assim o fizermos, estaremos plantando uma imagem de nosso caráter perante amigos ou funcionários.

Essa constância de atitudes se firma através de nossa maneira de ser, de cumprirmos tudo o que planejamos, ou pelo menos tentarmos alcançar com nossa luta o objetivo ao qual nos propusermos.

E esse tipo de comportamento servirá para plantarmos uma imagem de seriedade e de confiança que se depositará em nós.

A constância significa, às vezes, que algo se repete, e com isso nossa imagem de seriedade que plantarmos ficará sempre a mesma, e a confiança que teremos conquistado ficará para sempre, como parte de nosso caráter.

A constância lembra também a palavra persistência, que pode ser uma qualidade da pessoa que passa a vida sendo fiel aos seus princípios, à sua fé, à sua maneira de viver, e que tudo isso se resume numa palavra: fidelidade.

Se agirmos com essa constância, conquistaremos a confiança do nosso próximo, que nos defenderá sempre que alguém, por acaso, duvide que seriamos capazes de falhar, seja em que caminho for, e diriam:

“Fulano? Não, ele seguramente fará, ou virá, ou cumprirá …

Ele não falha!”

É a imagem que construímos e que precisamos sempre fazer um esforço para manter, pois depois de destruída, será difícil, ou até impossível, conseguirmos reconstruí-la.

Não nos esqueçamos de que nossas atitudes são responsáveis pela imagem que plantamos perante o meio em que vivemos, os amigos, os subordinados, os professores, os alunos, os patrões, dependendo, naturalmente, da intensidade da convivência.

Assim, a confiança em nossa constância é algo que devemos cultivar, e isso somente ocorrerá se mantivermos sempre nossa atitude constante de pontualidade, de perseverança de nossas atitudes.

Outro dia ouvi uma observação enquanto esperávamos amigos, a respeito de sua pontualidade, e alguém disse: “ah, eles sempre atrasam”.

A imagem fica, portanto vamos cuidá-la!

Abraços e bom domingo 🙂

Amanda

Anúncios

Publicado em setembro 27, 2015, em Inteligência Social e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Ah … Defeitos que nos consomem…impontualidade, procrastinação…

  2. Sabedoria é o que você demonstra com suas palavras.
    O conceito no meio social em que se vive está intrínsicamente ligado aos hábitos e costumes adquiridos através da educação e do caráter.
    Respeito e mantença da palavra dada sedimentam amizades, admiração e exteriorizam a personalidade individual e social.
    Bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s