Comunicação 

Mesmo sem nos referirmos ao sentido da comunicação que hoje em dia se tornou uma quase obrigação em nossas vidas, temos que entender o enorme significado e a importância desse entendimento entre os seres humanos, que só é possível se usarmos a palavra.

É a única forma de nos entendermos mutuamente, expormos nossas idéias, transmitirmos nossos ensinamentos e apreendermos também com quem nos passa conhecimento seja em que área for.

Lembrando que sempre que ouvimos alguém com atenção e com experiência, devemos estar abertos e não resistir todo o tempo, achando que somente nós pensamos de maneira correta a respeito de qualquer assunto.

É uma forma de humildade podermos escutar e aprender – e também de nos comunicarmos com o nosso próximo de maneira correta. Claro, isso se formos consultados a emitir alguma opinião, pois do contrário podemos correr o risco de passarmos por atrevidos ao emitir idéias que não nos foram solicitadas.

A comunicação é um campo delicado e importante em todos os aspectos de relacionamento humano, pois sem ela nada seria iniciado ou teria uma continuidade.

Todos temos nossa área interior de segurança e em muitas ocasiões nada faríamos sem uma comunicação vinda de uma fonte de solicitação.

E, de outro lado, o que precisamos sempre cultivar é como nos comunicarmos para que sejamos compreendidos e atendidos.

Mesmo as ordens que emitimos exigem uma forma de comunicação adequada para que não sejam entendidas erroneamente, e portanto, sejam cumpridas de maneira adequada e como havíamos planejado.

A comunicação é, por si, uma ferramenta de troca de instruções, que possibilita o cumprimento de ordens ou de princípios a serem seguidos ou não, de acordo com o temperamento de quem recebe o comunicado, seja ele de que natureza for.

Pode ser considerada integração, e também uma troca mútua de informações entre quem emite e quem recebe instruções, idéias, ordens, etc.

Estamos todo o tempo recebendo uma comunicação, seja ela verbal, virtual, ou mesmo gestual, como expressões que fazemos com nossa face, imagens e outras.

A comunicação é, no momento atual, no mundo inteiro, uma via de acesso a tudo o que acontece, e com essa facilidade que a internet nos oferece, conseguimos nos comunicar com todos e também tomarmos conhecimento de fatos e acontecimentos dos quais naquele exato momento participamos.

Importantíssima a comunicação entre as pessoas, pois não se tem como adivinhar o gosto ou a participação de outro quando não foi devidamente falado o assunto a tratar ou a compartilhar.

Falando, expondo nossas idéias, teremos mais chances de acerto, tanto no âmbito de amizades, como no setor amoroso, onde convivemos com intimidade com a pessoa a quem amamos.

Mas, na verdade, nem mesmo o amor pode, muitas vezes, suportar as diferenças se não forem discutidas, explicadas, expostas, enfim, para que os participantes possam se definir na convivência diária.

Para esse entendimento, portanto, a comunicação se torna o fator mais importante.

Vamos, então, nos comunicar, sem constrangimento. É melhor antes que depois.

Abraços e bom domingo 🙂

Amanda

Anúncios

Publicado em agosto 16, 2015, em Inteligência Social e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 5 Comentários.

  1. Muito bem expressado, nos dias atuais a comunicação entre as pessoas estão cada vez mais distante, precisamos trazer novamente o diálogo pessoalmente.
    Um grane abraço.

  2. Você, como sempre, mostrando caminhos e soluções para o bem viver..
    Comunicar é transferir, transmitir,integrar.
    É desta forma que grupos sociais se entendem e trocam informações e conhecimentos.
    Nosso comportamento está substancialmente ligado a este fator de interação.
    Na interação deve estar representada a nossa capacidade e a nossa eficiência de estabelecer laços de entendimento social.
    Bjs

  3. Fundamental para o resultado final … Sabe-se que o grande físico Newton não conseguia entender-se com seus colegas acadêmicos e se não fosse pelo astrônomo Halley , diplomÁtico e hábil, intermediando a comunicação de Newton com os outros cientistas, não teríamos a revolução da física que determinou os rumos da ciência …

  4. Texto muito bom como sempre! Expor as ideias é sempre muito esclarecedor numa relação! Ouvir, debater e aceitar a opinião alheia quando é a mais acertada! Uma verdadeira arte da boa convivência!
    Grande beijo e saudades!!!

  5. Muito bem colocado! A falta de comunicação ou desentendimento na comunicação pode ter resultados até desastrosos. Nesse mundo atual onde a escrita é mais falada, podemos interpretar com a intonação que quisermos e nem sempre é a mais acertada. Nada como olho no olho e uma conversa de frente!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s