Passado
Publicado por delboni
Recebi de uma amiga e achei interessante:
“Quando perguntarem do seu passado, simplesmente responda: eu não vivo mais lá”.
A própria definição da palavra passado já diz tudo: o vivido, o que passou e não voltará jamais, nem para revivermos determinados fatos e nem para modificá-los.
Achei mesmo de uma profundidade incrível, pois viver no passado só nos traria lembranças, que podem ser tanto agradáveis, como dolorosas.
E o pior, nada podemos fazer contra o tempo que passou, uma vez que não estaremos em condições de modificar ou melhorar uma situação, segundo o nosso conceito atual, e até mesmo, nossa maturidade já alcançada.
Reconhecimento de determinadas falhas que tenhamos cometido já seria uma atitude de respeito e arrependimento que, uma vez reconhecidas, poderiam ser, de certa forma, não repetidas, se disso tivermos consciência.
Ai está a sabedoria de conseguirmos nos conscientizar e tentarmos melhorar nossas atitudes na vida em geral, para que não nos arrependamos de atitudes impensadas, ou tomadas intempestivamente.
O passado chega, quase sempre, com lembranças agradáveis e bonitas, nos fazendo reviver momentos de alegria e realização, mas se nos dermos conta de que nem sempre temos boas lembranças, devemos nos satisfazer em tentarmos consertar ou, pelo menos, acertar pontos que nos tornaram infelizes de alguma forma.
Isso para que não nos tornemos pessoas amargas e infelizes permanentemente, infernizando, de certa forma, os nossos circunstantes com nossa amargura.
Tentemos acertar os pontos de insatisfação que talvez nós mesmos tenhamos provocado, seja por imaturidade ou por inexperiência e boa fé.
Conheci pessoas especiais, bem sucedidas em suas profissões, sadias física e espiritualmente, e que se sentiam infelizes por viver um passado que, de certa forma, as atormentavam.
Mas nada podiam fazer contra a passagem do tempo, pois ele não volta, e temos que ter a nossa vontade bem forte, para que possamos iniciar nova luta e contar com resultados que virão dali em diante.
Tentemos anular os acontecimentos passados, se é que nos atormentam, e lutemos com todas as forças para que não se repitam e assim não prejudiquem nossos sentimentos e nosso raio de ação.
O que não podemos e nem devemos é colocar no passado a culpa de eventuais fracassos ou frustrações que tenhamos tido, pois, como ele não volta, o jeito que temos é simplesmente raciocinarmos no sentido de tentarmos modificar o que achamos não ter estado muito certo.
Claro que não é fácil tomar atitudes de mudança, mas o importante é assumirmos nossas fragilidades e evitarmos cometer o que achamos que fosse um erro decorrido em alguma época de nossa vida.
O passado não volta, mas o presente e o futuro estão ai, inexoravelmente, nos dando a chance de tentarmos mudar algo que talvez não tenhamos feito muito bem.
Se culpamos o passado, perdemos a oportunidade de melhorar o presente e o futuro.
Abraços e bom domingo 🙂
Amanda
Sobre delboni
Award-winning Brazilian journalist Chris Delboni has been a foreign correspondent in Washington, D.C., since 1993 before moving to Miami, where she has taught journalism at the University of Miami and Florida International University. At FIU, she was the first news director for the South Florida News Service, serving local mainstream newspapers, such as the Miami Herald. In 2016, Delboni left her position at FIU for new challenges. She has started Delboni Communications, and among other projects and programs, she holds workshops on media training and mobile video training, and coaches journalists and college students on succeeding in their field of choice and career changes. She also publishes “Direto de Miami”, a column/blog that features Brazilians in South Florida, as well as news and things to do around Miami.Publicado em agosto 9, 2015, em Inteligência Social e marcado como Amanda Delboni, Inteligência Emocional, Inteligência Social, Relacionamentos, Sucesso. Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.
Amei a frase sobre o passado ” eu nao vivo mais la” ! Apesar de termos tantas lembranças maravilhosas na vida para se guardar, viver no presente é o mais sabio a se fazer! Obrigada Amanda !!
Artigo genial, cara Amanda! bjs Regina
muito bem enfocado…. mesmo qdo o passado nos leva a uma lembrança boa o ideal e viver o aqui e agora.