Quem pensa, muda.

Li, uma vez, um pensamento sobre o assunto, que diz: “Todo mundo pensa em mudar o mundo, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo”.

O seguimento desse velho ditado pode transformar nossa vida, desde que tenhamos a humildade necessária para transformarmos, muitas vezes, nossa maneira de pensar e, principalmente, de agir.

Isso se aplica a todas as formas de vida, e a todos os ângulos que queremos atingir.

Se temos atitudes precipitadas, corremos o risco de incorrer em erros que, em muitas ocasiões, não poderão ser corrigidos, seja por falta de oportunidade, seja porque a quem atingimos não nos dê a chance.

E podemos, com isso, perder grandes momentos, grandes amizades.

E não é nada agradável deixarmos algum relacionamento, simplesmente por não termos a maturidade de agir com critério em qualquer que seja a situação.

Dependendo da circunstância do momento, podemos correr o risco de não ter de volta uma relação profissional, de amor ou de amizade.

A teimosia em querer colocar um ponto de vista, por exemplo, pode comprometer toda uma relação, ocasionada por falta total de humildade em escutarmos o nosso próximo.

Me lembro de uma historinha que sempre contei para a minha filha, nesse sentido:

Dois burros estavam amarrados um ao outro, e foram colocados dois pratos de alimentos, um de cada lado.

Cada um puxava a corda que os amarrava para seu lado, o que os impedia de comer, pois se cada um puxava em direção oposta ao outro, usavam sua força em sentido contrário e não alcançavam nunca o que comer.

Então, num lampejo de inteligência, resolveram que iriam ambos para um lado, comeram, e depois foram para o outro lado e comeram juntos.

Cederam, e dessa forma aproveitaram os alimentos, de ambos os lados, matando sua fome.

Vemos que, até mesmo os animais, que não são racionais, simplesmente seguindo seu instinto, são capazes de tomar atitudes inteligentes.

Tudo muda, e nós também mudamos com o passar do tempo, dependendo da convivência, idade, atividades que vamos desenvolvendo de acordo com a nossa capacidade física, e conforme tenhamos realizado, ou não, os anseios antes programados.

Mesmo porque existem circunstâncias na vida que surgem sem avisar, e que nos fazem mudar os planos de acordo com as possibilidades de cada época.

Se deixarmos de lado as vaidades naturais que todo ser humano possui, teremos mais condições de acertarmos e, com isso, alcançarmos resultados que nos tornem ainda mais felizes, tanto na convivência com as outras pessoas, quanto conosco mesmos, pela realização que, seguramente, conseguiremos.

Tenhamos, portanto, a ousadia de mudar nosso rumo ou nossas ideias, sempre que acharmos que isso poderá nos tornar pessoas melhores, com resultados que nos farão mais felizes.

Abraços e bom domingo 🙂

Amanda

 

Anúncios

Publicado em fevereiro 15, 2015, em Inteligência Social e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 6 Comentários.

  1. Senão viramos prisioneiros de nossas cismas e enganos…

  2. Carlos Alberto Machado

    Amanda

    Como sempre, parabéns pro sua maravilhosa cronica.

    Abs

    Carlos Alberto Machado

  3. bom seu raciocinio. Há uma ajuda para se alcançar este objetivo, mas em geral as pessoas não o aceitam. ´´E simples, não se gasta dinheiro nem tempo, nem há sacrifício para atingir.
    O dificil é admitir ….

  4. Um assunto pouco usado no dia a dia de nossas vidas, mas que você nos fez avaliar com mais critério. Bjs

  5. Sábias palavras.
    Tirarmos lições de grandes desgastes ensina nosso cérebro a se fortalecer e corrigir marcas deixadas.
    Caso esta avaliação pessoal não resulte editosa é válida a busca em outras áreas, sem esquecer, contudo, que a felicidade está dentro de nós.
    Bjs

  6. Muito real e verdadeiro querida Amanda, Meus parabéns, à cada dia que passa voce fica mais apurada em seus comentários.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s