Ponderação

Ponderação é o atributo de quem possui o que chamamos de bom senso, prudência nas atitudes a serem tomadas e argúcia para diferenciar o que é importante ou relevante.

Devemos nos comportar em todas as ocasiões com reflexão, e evitarmos tomar atitudes intempestivas para não termos que nos arrepender.  Muitas vezes não nos darão a oportunidade de retificar.

Para tanto, temos que tentar agir sempre sem pressa, e sem sermos tendenciosos, usando o mais possível nossa razão no sentido de não errarmos, ou errarmos o menos possível, e pensarmos bem, pois muitas vezes não teremos a chance de consertar erros que poderíamos não ter cometido.

Portanto, devemos estudar detidamente as situações para que consigamos os resultados que precisamos e dos quais vamos nos beneficiar, nos trazendo alegrias e não preocupações.

Importante ponderarmos todas as possibilidades de sucesso ou de insucesso para evitarmos as decepções que poderiam advir da nossa falta de planejamento ou de nossa expectativa exagerada ou inadequada.

Ponderar é uma característica de quem pensa seriamente antes de agir para não fazer nada repentinamente, sem planejamento, arriscando resultados desastrosos que podem trazer problemas insolúveis ou difíceis de serem resolvidos.

Costumo pensar muito no que pretendo realizar, e escrevo cada pretensão, cada vontade, cada expectativa que quero alcançar, sempre dentro de minhas possibilidades para que a não realização não me transforme numa pessoa decepcionada e amarga.

Mesmo porque sem planejamento e desejo de realização, nada se consegue, nenhum resultado nos chegará, e isso pode nos fazer sentir um misto de fracasso e perda. Se planejarmos e ponderarmos tudo o que desejamos e os possíveis resultados, fica mais fácil lidar com as consequências, sejam elas quais forem.

É importante também a ponderação de princípios, pois evitaremos cometer erros, tanto em relação a outros que nos são próximos, como em relação a nós mesmos.

Façamos exercícios mentais sobre o peso que poderá ter uma atitude impensada, e ponderemos sempre que consequências podem chegar, avaliando se teremos as condições ideais para suportá-las, com o mínimo de sofrimento.

A ponderação tem vários sentidos, pois podemos até mesmo colocar como uma prevenção, se observarmos as diversas possibilidades de todo e qualquer acontecimento em nossa vida, e analisarmos friamente os acontecimentos que nos envolvem todo o tempo.

Até mesmo no sentido de conseguirmos nos esforçar para que nosso raciocínio nos ajude a tomarmos atitudes apropriadas em relação aos fatos do cotidiano.

Ponderar é atitude adulta e madura 🙂

Abraços e bom domingo,

Amanda

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Publicado em dezembro 7, 2014, em Inteligência Social e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 4 Comentários.

  1. Um de seus melhores textos. Gostei do destaque para ” atitude madura e adulta” , pois parece que todos atualmente desejam ser impulsivos e pueris…

  2. Oi Amanda:
    Excelente raciocínio.
    Em direito, não devemos ponderar sobre regras positivas. Eis que são normas escritas.
    Todavia, ao interpretarmos fatos, argumentos e teorias é admissível que a ponderação possa ser considerada.
    Na questão particular e pessoal, ponderar é avaliar, nitidamente, todos os pontos de um assunto ou questão que nos levem a cotejar soluções possíveis, com soluções apropriadas.
    É pensar sobre todos os elementos e as consequentes dificuldades que possam surgir com nossa decisão.
    Comedimento e maturidade são necessários para se buscar a melhor solução.
    Bjs

  3. Excelente artigo sobre uma das artes mais difíceis de serem exercidas na comunicação social dos dias de hoje. Obrigada, Amanda!

  4. “Ponderação é atitude adulta e madura”…na qual as crianças deveriam ser treinadas desde amais tenra infância..
    Muito bom seu artigo, Amanda querida. Beijos, Regina

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s