Retribuição

“Sempre retribua o mal com o bem”.

Linda frase, difícil de ser seguida na maioria das opiniões que tenho ouvido.

Como retribuir algo de mal que recebemos com o bem, se não estivermos muito bem preparados intimamente? Isso quer dizer, um nível avançado de maturidade emocional e espiritual, que muitos levam uma vida toda, ou muitas mais, para alcançar.

É necessário um sentimento muito grande de desprendimento, pois o mal que tenhamos recebido pode ter nos prejudicado de uma forma que não conseguimos esquecer com facilidade.

Mas, justamente aí reside a diferença entre as pessoas que possuem essa faculdade de perdão e conseguem retribuir o que receberam de mau com algo bonito e bom.

Poucos conseguem, de fato, fazer o bem a quem os tenha eventualmente prejudicado, mas estou certa de que se essa retribuição puder se realizar, e se pensarmos bem, deixando fluir nossa boa emoção, poderemos agradecer o fato de nosso coração nos permitir esse sentimento tão sublime.

A retribuição, como um dos significados, é algo oferecido como agradecimento, mas na verdade pode ser o ato de premiar algo que se recebeu, seja material ou emocionalmente.

Imagine que num momento de tristeza ou de fracasso de alguma atividade, alguém nos console, nos traga algum conforto, através de palavras, de um gesto de carinho.

Numa outra ocasião, essa mesma pessoa poderá estar na posição contrária, necessitando de um consolo, e você deverá, sem dúvida nenhuma, retribuir o que havia recebido anteriormente.

O trabalho de alguém que acabou de nos fazer um favor também pode ser retribuído com uma ajuda material, ou um simples e carinhoso “muito obrigado.”

É importantíssimo sabermos e conseguirmos dizer essas duas palavras, mas pensam que é simples? Tem quem não consiga.

Conheço gente fina, educada, bem criada, que simplesmente não consegue expressar um agradecimento, apesar de acabar de ter recebido um favor.

Isso é negar que precisou da pessoa, pois tem gente que não consegue admitir, mesmo no seu íntimo, que necessitou de ajuda.

Se acha auto-suficiente, talvez por um defeito de sua criação, talvez por orgulho, jamais admitindo que precisou que alguém complementasse uma tarefa que acredita ser unicamente sua obrigação.

Tem gente que se sente humilhada por precisar de alguém, e, muitas vezes, quem se dispôs a ajudar estaria simplesmente, até de certa forma, retribuindo um favor que já havia recebido dessa mesma pessoa.

Muitas vezes, um sorriso significa retribuição a um gesto que foi feito por alguém e que, naquele momento, nem imaginaria o valor e o calor que emitiu.

Fez o favor por ser de sua essência, sua criação, seu íntimo, sem esperar a retribuição.

Isso é uma atitude de desprendimento, de quem faz por ser sua maneira de viver, super elogiável, mas certamente teria ficado ainda mais feliz mediante um reconhecimento de quem recebeu o favor ou a gentileza.

O princípio da retribuição é humano, simpático, e deve ser considerado um dever de humanidade entre as pessoas que, com certeza, se sentirão muito bem consigo mesmas ao fazê-lo.

E aqui, eu tento retribuir a todos vocês que me prestigiam com sua atenção e sua leitura 🙂

Abraços e com domingo,

Amanda

 

Publicado em dezembro 14, 2014, em Inteligência Social e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 7 Comentários.

  1. “A gratidão é a memória do coração.”
    (J. B. Massieu)

  2. Querida amiga ,
    Que texto perfeito !!!Uma lição de vida !
    Ser benevolente eh uma grandeza da alma.
    Beijos e saudades,
    Vera

  3. Amanda querida, é sempre uma satisfação ler seus textos tão inteligentes e verdadeiros! Obrigada por estes presentes semanais que você dá aos seus amigos! Beijos Regina Lazzati

  4. Lindo o que você falou. Tudo perfeito!!!!
    Eu prefiro sofrer uma injustiça do que praticar uma.
    Se você se sente injustiçado, antes de qualquer atitude de raiva ou vingança, socorra-se das leis que existem para dirimir conflitos.
    Ocorre, que o controle que devemos ter em razão do ensinamento religioso, de pagar o mal com o bem, as vezes é mais fraco do que nosso sentimento ante a agressão sofrida em nosso amor próprio.
    Ser benevolente é tudo que precisaríamos para demonstrarmos nossa generosidade diante de qualquer tipo de agravo.
    Bjs

  5. Carlos Alberto Machado

    Prezada Amanda

    Parabéns pela maravilhosa mensagem.

    Forte abraço

    Carlos

  6. Pois é minha querida amiga, eu sou uma que vou morrer e nunca vou poder retribuir tudo o que já fizestes por mim nesse pouco tempo que nos conhecemos! Tem sido uma benção compartir alguns momentos da minha vida com uma pessoa tão superior espiritualmente e sou testemunha de que o que tu escreves é o que colocas em prática diariamente. Te admiro muito! Um grande e afetuoso abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s