Exemplos

Minha mamãe, tão querida, simples e sábia, sempre que falávamos de exemplo, dizia que mais vale um bom exemplo do que um simples ensinamento.

Conforme fomos crescendo, nos certificamos dessa grande verdade.

Como princípio, devemos ter em mente que temos exemplos a serem seguidos e outros que não devemos definitivamente considerar.

Nós decidimos como agir.

Pouco adianta ensinarmos algo que não praticamos, com certeza os nossos filhos nunca seguirão, pois não têm e nem poderiam ter, sem experiência, a noção da importância de se dar o exemplo.

Agir com honestidade de princípios, na teoria, fica difícil de explicar para uma criança e até mesmo para os muito jovens, mas quando os filhos nos assistem tomando uma atitude de honestidade, certamente irão nos copiar.

Se ensinamos a enganar, a bancar os espertinhos para passar seus próximos para trás, será dessa forma que irão viver, se achando os mais inteligentes por conseguirem enganar.

Um exemplo também se refere a um fato já existente para demonstrarmos alguma situação e seu resultado.

Se seu filho assiste uma demonstração de indignação pelos menores problemas que acontecem, seja na rua, dentro do lar, em qualquer lugar público, ele vai, certamente, seguir o exemplo de acordo com a atitude que presenciou do adulto que o acompanha.  Pode ser a violência com que determinada situação foi encarada ou uma reação provocada por algum incidente que ele presenciou.  Seguramente, ele também vai agir assim no futuro, pois foi o que assistiu.

Ao contrário, se conseguirmos ter o equilíbrio necessário para encararmos os problemas que se apresentam, sem perdermos a nossa temperança, nossos filhos reagirão da mesma forma ao enfrentar as mesmas situações.

Eles, normalmente, são nosso produto, no bom sentido.

Claro que existem as exceções, filhos de pais bem educados e gentis, e que pelo temperamento, são diferentes, mas a maneira educada de agir que aprenderam desde a infância, na maioria das vezes, acaba predominando sobre o temperamento.

Pelo menos, irão pensar antes de tomar alguma atitude precipitada, pois a educação vai prevalecer.

Exemplos podem, na verdade, constituir uma inspiração a ser seguida.

Ouvimos desde crianças nossos pais citarem exemplos de gente que venceu por trabalhar seriamente, jovens que tiveram bons resultados porque estudaram duramente e também maus resultados na vida de quem agiu com desonestidade.

Aprendemos muito com exemplos, assim nossas atitudes devem ser sempre vigiadas, pois, provavelmente, se agirmos diferentemente do que ensinamos, seremos cobrados.

“Você fez, por que não eu?”

Sempre tentei ser e seguir bons exemplos 🙂

Abraços e bom domingo

Amanda

Anúncios

Publicado em março 9, 2014, em Inteligência Social e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 6 Comentários.

  1. rosalice montalvão.

    concordo com seu texto. Sua mamãe, assim como a minha mamãe(eram muito amigas desde jovens) tinham as suas verdades que eram realmente verdades. Esses valores procuro passar a meu filho Frederico. Grande abraço a você.
    Rosalice.

  2. Amanda ,achei seu texto hoje um pouco confuso , mas não quer dizer que não entendi e se nota que você procura dar o melhor com seus exemplos .
    No meu entender , assuntos de comportamento são complexos .
    e devem ser tratados com imparcialidade e isenção .
    No meu entender ,muitas vezes uma atitude , quando se refere a uma criança surte mais efeito que a palavra que corre o risco de cair no vazio . Quando é bem usada serve de complemento à atitude .
    Meu ponto de vista ‘quem escreve sobre comportamento tem que deixar de lado seus exemplos pessoais que pouco interessam ao leitor ‘.
    Os exemplos podem ser usado como guia para um texto , sem estarem expostos no mesmo .
    Essa é minha forma de pensar , quando você escreve mais imparcialmente , seus textos são muito mais interessantes , pelo menos para mim .
    Obrigada por dedicar seu tempo ao seu leitor .
    Boa semana ,abraços , com carinho e amizade
    Tereza .;)

  3. Pura verdade…bjs anete

  4. A magia de nos tornarmos melhores do que realmente somos, na tentativa de educar…

  5. A mais pura verdade….obrigada Amanda por, a cada domingo, nos ensinar, aconselhar ou simplesmente nos fazer lembrar de atitudes ou posições, para sermos melhores pessoas.

  6. Mais uma linda material e um ensinamento
    Obrigado

    [cid:image001.jpg@01CF2BFD.EC26F4D0]
    “The biggest Brazilian consulting company in the USA”

    Carlo Barbieri
    President

    HQ –Sede propria:
    4800 N Federal Hwy, suite 101D
    Boca Raton FL 33431 – USA
    Main Line: 1 (561) 674-9999
    De São Paulo: (11) 3544-4897
    cbarbieri@oxfordusa.com
    http://www.OxfordUSA.com

    [FaceBook-icon] [Linked-In-icon] [twitter-icon] [YouTube-icon] [wordpress-icon]

    CONFIDENTIALITY NOTICE
    NOTICE: This message is intended for the use of the individual or entity to which it is addressed and may contain information that is confidential, privileged and exempt from disclosure under applicable law. If the reader of this message is not the intended recipient, you are hereby notified that any printing, copying, dissemination, distribution, disclosure or forwarding of this communication is strictly prohibited. If you have received this communication in error, please contact the sender immediately and delete it from your system. Thank You.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s