Coerência/Incoerência

Uma das definições da palavra coerência, tão importante para o seguimento de nosso dia a dia, é a exposição de idéias e de argumentação sobre algum assunto ou atitude aos quais nos propomos.

Coerência é, antes de tudo, questão de bom senso.

Impossível vivermos sem a coerência de atitudes, que, uma vez tomadas, podem transformar toda a nossa existência, em vários aspectos.

Se somos a favor de alguma idéia, ou temos algum ideal, defendemos com toda a nossa garra, e então somos naturalmente impelidos a agir como o esperado.

Se fazemos diferentemente, nos tornamos alvo de críticas e admoestações, dependendo do grau de importância que a situação se impõe.

Inclusive, isso determina o padrão de comportamento que se prevê nas pessoas que nos rodeiam, sejam íntimas ou mais cerimoniosas.

A coerência conduz a uma previsão de atitudes, e comanda o resultado que esperamos de qualquer iniciativa.

Se conhecemos bem uma pessoa que faz parte de nosso círculo, seja amigo ou contato profissional, temos um índice de previsibilidade da sua conduta.

O comportamento das pessoas se torna previsível para nós, dentro do cotidiano que nos cerca, e das atitudes que já conhecíamos dessas pessoas anteriormente.

De maneira que, se ouvimos um comentário desabonador sobre alguém, deveremos ser os primeiros a passar por um filtro a informação, se ela é verossímil ou não — principalmente se conhecemos seu padrão de comportamento e sabemos que seria incoerente ou bastante improvável uma atitude desagradável ou desonesta de sua  parte.

E a coerência se faz sentir em todo tipo de relacionamento.

Sempre ouvimos  falar de casais que, apesar de se amarem, ou dizerem que se amam, vivem às turras como se fossem inimigos.  É a incoerência de atitudes ou de aparência.

A incoerência determina uma atitude paradoxal, pois, se criticamos, temos que nos policiar para não tomarmos as mesmas atitudes que são  alvos de nossas críticas.

Como podemos, ao mesmo tempo, criticar a atitude de alguém e agirmos  da mesma forma que abominamos?

Quero dizer que, se defendemos algum conceito ou esposamos uma idéia, e agimos diferentemente na vida prática, somos incoerentes, para não dizer, falsos.

Incoerentes também são pessoas que, apesar de não possuírem meios para viverem num certo padrão, acabam perdendo a noção e se colocando em problemas, muitas vezes insolúveis.

Isso é uma incoerência de atitude que pode tornar a vida um verdadeiro inferno.

Temos que nos policiar para não praticá-la.

Portanto, a coerência não é importante somente para a boa convivência, mas também para o nosso trabalho, seja ele qual for.

Nossas idéias devem ser expostas de forma que não deixem dúvidas sobre aquilo  que sentimos, planejamos, ou até somos.

Sejamos coerentes  em nossas atitudes, idéias e ideais, contribuindo assim para o bom relacionamento familiar, social ou profissional.

Nossas atitudes, se forem coerentes, determinam o que será esperado de nós.

Abraços e bom domingo 🙂

Amanda

Anúncios

Publicado em fevereiro 9, 2014, em Inteligência Social e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 4 Comentários.

  1. Grande material, como sempre, Amanda.

    Vou posta-la no meu blog e face

    [logo_oxfordgroup (3)]
    Carlo Barbieri
    President
    HQ –Sede propria:
    4800 N Federal Hwy Building “D” suite 101
    Boca Raton Fl 33431 – USA
    Main Line: 1-(561)674-9999
    Direct Line: 1(561)6749997
    De São Paulo: (11)35444897
    Barbieri@Oxfordusa.com
    http://www.OxfordUSA.com

    [FaceBook-icon] [Linked-In-icon] [twitter-icon] [YouTube-icon] [wordpress-icon]

    CONFIDENTIALITY NOTICE
    NOTICE: This message is intended for the use of the individual or entity to which it is addressed and may contain information that is confidential, privileged and exempt from disclosure under applicable law. If the reader of this message is not the intended recipient, you are hereby notified that any printing, copying, dissemination, distribution, disclosure or forwarding of this communication is strictly prohibited. If you have received this communication in error, please contact the sender immediately and delete it from your system. Thank You.

  2. E a incoerencia que súbitamente se revela, em quem julgávamos conhecer , é tão assustadora…

  3. A coerência entre quem somos e nossas próprias atitudes nos permite construir relações verdadeiramente sustentáveis.

    Obrigado pelo texto. Abraços a todos.

  4. Amiga, incoerência, resumindo seu belo texto, é falta de claridade moral. É, por exemplo, o governante que se diz democrático, mas anda de braços dados com os piores ditadores…
    A incoerência reflete a sociedade moderna, na qual as pessoas colocam seus próprios interesses acima da lealdade consigo e com o próximo. Para alcançar seus objetivos tornam-se impulsivas e levianas Traem princípios morais e éticos. E como se sofressem de falta de memória, tornam-se por consequência, incoerentes. Abs e ótima semana.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s