Juventude

O que é a juventude?

Claro que na primeira definição, diremos que é uma faixa de idade imposta pela sociedade em que vivemos para podermos classificar, separar e criar bolsões que abrigam as pessoas.

Mas se pensarmos bem, vamos ver que a juventude nem sempre se refere a pessoas jovens fisicamente, mas, mais importante, ao espírito jovem, com disposição mental e física, independente de sua idade.

A idade cronológica nem sempre qualifica, pois a falta de horizontes é o que confere à pessoa a sensação de velhice.

A responsabilidade que a faixa denominada juventude carrega é enorme, pois de sua conduta dependerá o futuro de pessoas, e por que não dizer, da nação.

Nos deparamos, de um lado, com jovens que demonstram desde cedo maior capacidade de julgamento, maior equilíbrio emocional, e sem que o saibam, são magníficos instrumentos de progresso dentro da coletividade.

Encontramos também pessoas que nunca deixaram de ser jovens, apesar da passagem do anos.

E não estou falando aqui de irresponsáveis, que nunca crescem, mas sim da juventude no sentido pleno: adultos que apreciam cada momento da vida, cada descoberta, com a mesma pureza de criança.  São pessoas que agem com seriedade que a própria experiência lhes conferiu, mas o ar de juventude não os abandonou.

Eu sou uma delas.  Me sinto cada dia mais jovem.

E minha mamy também era uma dessas pessoas.  Encantava a todos, e até seus 93 anos, quando teve um sério problema de saúde que a deixou incapaz até os 96, ela foi de um discernimento fora do comum.

Tinha a capacidade de raciocínio especial, apesar da falta de erudição, de cultura,  porque na sua época de juventude não se usava comumente oferecer estudo a uma mulher no interior de Minas Gerais.

Mas ela conseguia entender e usar de uma racionalidade, emitindo sempre que solicitada, opiniões corretas e coerentes com os problemas que lhe eram apresentados.

Fantástico!

Sempre fazíamos uma brincadeira e meu marido dizia que eu era uma adolescente, minha mamy uma pessoa madura, e nossa filha, uma velha idosa.

Nossa filha leva o trabalho demais a sério, é muito madura — e muito caseira.  Eu já gosto muito de sair, de programação com as pessoas amigas.  Ela também, mas com uma certa medida, o que não acontece comigo.  Sou festeira mesmo.

Enfim, dentro da brincadeira, existe uma seriedade que admiramos, tanto na discrição  da filha, como na modernidade que minha mamy sempre demonstrava.

Essa consideração toda é para compararmos exatamente como a juventude independe totalmente da idade que temos na carteira de identidade.

Ser jovem é um estado de espírito e, até mesmo, uma questão de disposição de energia, de vitalidade e capacidade de lutar e ver sempre na vida a perspectiva de realização.  É ter esperança em todos os sentidos.

E isso acho que as três gerações de mulheres da minha família: eu, minha mãe e minha filha sempre tivemos de sobra.

Vamos cultivar nossas esperanças e viver as alegrias que a vida nos oferece, para termos forças na luta dos momentos mais difíceis!

Abraços e bom domingo 🙂

Amanda

Anúncios

Publicado em novembro 17, 2013, em Inteligência Social e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 5 Comentários.

  1. Adorei o tema Amanda e como sempre nos seus textos nada fica de fora . A Juventude na Maturidade , penso eu , é ter sempre planos , projetos como dizia meu pai . Boa semana , um abraço
    Tereza .

  2. Maria Sylvia de Camargo

    Eh isso mesmo,parabens gostei muito

  3. Graciela Espiñeira Messano

    Amiga, teu espírito alegre contagia, continua sempre assim como todo mundo te conhece, irradiando juventude e alegria !! boa semana.

  4. Eu sempre me sinto jovem e curiosa….bjs uma ótima semana saudades Anete

  5. texto encantador, Amanda querida! Boa semana, abraços..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s