Pontualidade
Publicado por amandadelboni
A pontualidade cria a confiabilidade com quem convivemos. Sabemos que podemos marcar compromissos sem a angústia da falha alheia.
É muito desagradável você chegar pontualmente num encontro e ficar esperando os outros.
Às vezes me acontece, pois sou extremamente pontual, me organizo para sair de casa e chegar no horário.
Fico esperando sem me irritar, pois já me acostumei e nem peço explicação. Muitas vezes a desculpa foi o trânsito, um telefonema inoportuno ou outro motivo qualquer. Entendo que não foi proposital e que o atraso tenha sido ocasionado por circunstâncias alheias à vontade da pessoa.
Mas já conheci pessoas que simplesmente vão embora de um restaurante ou outro local que tenham marcado com alguém que não chegou no horário combinado.
O retardatário sempre penaliza o pontual, que deixou de fazer algumas coisas para chegar no horário e o retardatário as fez, e chega com um sorriso como se fosse a coisa mais normal do mundo.
Tem certas pessoas que habitualmente chegam atrasadas em qualquer compromisso previamente agendado. É o atrasado crônico.
Alguns casos são até divertidos. Os amigos já sabem quem vai chegar fora do horário marcado, e marcam com eles mais cedo do que com os outros.
E quando chegam, são recebidos com festa e alegria.
O difícil num jantar é coordenar os aperitivos. Muitos são servidos quentes e começam a passar quando chegam os primeiros convidados, sempre penalizados se os outros se atrasam demais pois ficam horas comendo os mesmos – e muitos — aperitivos, o que depois prejudica o apetite para o jantar.
Nós, brasileiros, estranhamos quando recebemos um convite com hora marcada para começar e terminar.
Em outros países, muitas vezes, marcam até mesmo festas de casamentos com horário para terminar e termina mesmo, com os garçons fechando as cadeiras e retirando as toalhas das mesas, sem considerar sua presença no salão.
Normalmente funciona bem, com elegância.
Acabou, acabou.
Consideração pelo horário e tempo das pessoas é condição numero um para uma boa convivência social.
Vejamos casamentos na igreja, por exemplo.
Já sabemos que a noiva chega sempre com algum atraso. Faz parte e fica até bonito ela chegar com a igreja lotada, quando todos estão acomodados.
É um espetáculo digno de toda uma preparação que foi feita para esse momento especial e geralmente único em sua vida.
Mas já fomos a casamento onde a noiva se atrasou por mais de hora e meia.
Os convidados já estavam tão impacientes que não aproveitaram a beleza do momento por causa da irritação que sentiam.
Sempre tento ser pontual para qualquer compromisso, planejando, colocando despertador, e quando não consigo, fico muito aborrecida.
Pontualidade é respeito!
Um bom domingo para todos e até o próximo, pontualmente.
Abraços,
Amanda
Publicado em setembro 2, 2012, em Inteligência Social e marcado como Amanda Delboni, Inteligência Social. Adicione o link aos favoritos. 10 Comentários.
Querida Amanda, adoro ler suas matérias e sempre as encaminho a algumas amigas.
Pontualidade é respeito…Corretíssimo.
Amanda querida, Parabéns, muito bom esse tema.
Pontualidade é respeito.
Beijo e ótima semana para todos
Cida Maldonado
“É a cortesia do príncipe “. Estou me corrigindo, tentando passar por cima dos imprevistos… Muito bem, Amanda!
Amanda a frase que você escreveu pra mim diz tudo “pontualidade é respeito”
Muito sucesso
Jurani Parente
http://www.adaxpublicidade.blogspot.com
Amanda muito pertinente seu tema de hoje e como vc escreve com elegancia e humor ! Eu também sou muito pontual , só me atraso por alguma contingência .Em geral chego 10 minutos antes . Um beijo , bom domingo
Tereza
🙂
Somos duas, amiga.Como detesto esperar,faço o impossivel para nao atrasar .I
Infelizmente sabemos que no Brasil esta delicadeza não é respeitada por muitos.Mas neste aspecto sou irritantemente britânica rs.bjs querida
Fantastica material Amanda
Se me autoriza vou colocar no nosso blog, destacando ser sua, claro.
Eu ainda me irrito, pois temos o dia e mesmo a noite os compromissos acertados.
Para se dizer a verdade, em um casamento, numa Igreja em São Paulo, eu era padrinho e me retirei após uma hora e meia.
Quando o pai da noiva, que era meu amigo, me perguntou se já ia, eu era padrinho e sua filha estaria chegando em uns 15 minutos… a resposta foi simples. Tinha sido convidado para a cerimônia das 18:00 não para das 20:00. Deveria ser outro casamento
logo_oxfordgroup (3)
Carlo Barbieri
President
Barbieri@Oxfordusa.com
http://www.OxfordUSA.com
Bom dia ! como sempre , seu comentario e exelente .
Tenho me perguntado as vezes ; para que servem os relogios ? ?
Trabalho de motorista e moro em São Paulo ( sei que o transito não e facil ) então saio com antecedencia de casa para chegar no horario combinado ( e sempre chego ate um pouco adiantado ) por que acho falta de respeito chegar atrassado . As pessoas combinam comigo sair do hotel a determinada hora ,eu falo que se e a essa hora mesmo , por que a gente fica atrapalhando na entrada ,saida e chegada de outros hospedes.
Mas não adianta falam 9,00 horas mas saem 9,20 ( quando não 9,45 ) , e eu fico com problemas com os recepcionista que me falam que estou atrapalhando ( que e verdade )
O mesmo acontece com clientes que eu vou buscar ,em locais ,ou residencias, combinam um horario , estou 10 ou 15 minutos antes mas saem 15 ou 20 minutos atrasados e o que e peor começam a me apressar ,coisa que e ruím deixar um motorista mas nervosso ) ja que o transito deixa , mesmo que não pareça ,a gente nervosso , por que queremos chegar na hora que o passageiro devia chegar .
Desculpa falar tanto , e para esclarecer um pouco mas seu comentario ( que e otimo )
Obrigato att Paulo.
Muito bom, Amanda querida! Boa semana. abs
AMANDA QUERIDA,ESTOU ADORANDO TODAS AS MATERIAS MAS ESTE FOI O MAXIMO…POIS COMO BOA “HALF SWEDISH,HALF CHILEAN” EU JAMAIS CHEGUEI ATRASADA …EU ESPERO NA PORTA…
BEIJO CARINHOSO
CRIS