Opinião

Quando somos convidados a emitir nosso ponto de vista sobre um assunto em questão, devemos ter muito cuidado para que nossa opinião não agrida e não ofenda a pessoa que nos fez a consulta, e apesar de darmos nosso ponto de vista sincero, devemos fazê-lo com educação e consideração.

Até mesmo para que consigamos que nossa opinião seja considerada e aceita por quem nos consultou a respeito.

É delicado o fato de pedirmos um julgamento, pois nem sempre as pessoas consultadas têm o conhecimento necessário para que sua opinião possa ser considerada válida ao ponto de conseguirmos eliminar ou confirmar algo que esteja sendo julgado.

Mas temos também que ter muita cautela ao julgarmos, mesmo que seja algo leve e que não tenha a importância para mudar o que estivermos apostando naquele momento.

Ao apreciarmos alguma coisa pela primeira vez, por exemplo, antes de emitirmos uma opinião a respeito, devemos ouvir quem já teve o conhecimento do determinado assunto e tentarmos fazer um juízo adequado, com o cuidado de sempre para não ofendermos quem dispõe de opinião diferente da nossa.

Mesmo porque todos nós temos uma vivência diferente da de nossos amigos e conhecidos, e então tendemos a ter um ponto de vista de acordo com a vida que levamos, a educação que recebemos, os conceitos que firmamos durante nossa vida, tanto particular quanto profissional.

E termos uma opinião não significa que estejamos certos, portanto, devemos ouvir nossos interlocutores, e analisando seus conceitos, podemos até mesmo mudar nossa maneira de ver algum assunto em que não havíamos pensado antes.

Quem sabe até mesmo para melhorar nossas atividades e a vida de maneira geral?

É questão de humildade, sem acharmos que estamos sempre certos em qualquer assunto, analisando friamente uma situação para conseguirmos solução mais adequada e termos resultados melhores.

Assim, temos que nos cuidar para não nos ofendermos quando nossa sugestão sobre algum assunto não for aceita, pois muitas vezes não coincide com aquilo que a pessoa em questão gostaria.

E essa atitude se refere a todo tipo de atividades, sejam pessoais, religiosas ou políticas, para que não sejamos motivo de crítica ou até mesmo de uma inimizade que não esperávamos ter.

Já vi situações onde foi solicitada uma opinião, a pessoa se expressou e, além da opinião não ser aceita, criou-se um clima de inimizade, portanto temos que ter mesmo muita cautela quando externamos nossas ideias.

Mesmo porque, o ideal para uma pessoa, pode não ser para outra, dependendo da maneira de viver, da situação financeira, comercial e outras formas de encarar sua vida, até mesmo do estado civil de cada um.

Então, tenhamos muito cuidado ao externarmos ou solicitarmos a opinião de cada pessoa com quem convivemos, tendo a consideração de aceitarmos o que nos for exposto, e o respeito pela diferença de opinião com que podemos nos deparar.

Um bom domingo para todos, sempre com a boa vontade e o respeito pela diferença da maneira de ser e pensar de cada um 🙂

Abraços,

Amanda

Publicado em março 15, 2020, em Inteligência Social e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s