Deselegância

Devemos, dentro do possível, sempre usarmos o nosso raciocínio, afim de nunca apelarmos para uma atitude grosseira, com quem quer que seja.

Mesmo que, naquele momento, estejamos sendo vítimas de alguma indelicadeza que alguém esteja nos fazendo através de alguma atitude agressiva ou mal-educada.

Para isso, tentemos usar nossa atitude de paciência para evitarmos revidar de maneira rude, pois isso poderia provocar uma reação por parte da outra pessoa e a situação teria todas as condições de se agravar.

Claro que muitas atitudes nos ofendem, mas a grosseria não resolveria a questão naquele momento.  Já um diálogo, sim, poderia amenizar a convivência.

Todos sabemos que, muitas vezes, não é fácil não retrucarmos diante de uma injustiça ou malcriação, mas é nesse caso que temos que usar o raciocínio para evitarmos uma situação de difícil solução, e possivelmente, sem retorno.

E que poderia trazer muito arrependimento depois.

Mesmo que tenhamos que discutir um assunto ou um ponto de vista, devemos fazê-lo com educação e respeito, sem criarmos uma situação que não tenha retorno, e que poderia impedir refazermos uma amizade ou um relacionamento de qualquer âmbito.

Não nos esqueçamos que, mesmo para discutirmos uma discordância, devemos fazê-lo com gentileza de atitude, evitando a grosseria por palavras mal colocadas.

Se formos indelicados não estaremos pensando no sentimento do nosso próximo, que muitas vezes não haveria tido o propósito de nos ofender, por isso tenhamos tolerância para uma suposta grosseria, que provavelmente não teria sido expressa propositadamente.

Não é cortês discordar sempre, sem raciocinarmos o ponto de vista da pessoa com quem estamos na convivência naquele momento, mas se o fizermos, deverá ser com educação, sem nenhum termo de descortesia que não levará a nenhum resultado agradável.

Então, cuidemos para que não sejamos agressivos em ocasiões de convivência, pois muitas vezes não teremos a oportunidade de refazermos uma amizade que ficaria interrompida por uma grosseria sem muita razão.

Portanto, pensemos bem, e usemos nosso argumento em qualquer situação, mas com delicadeza, educação e muito respeito!

Abraços e bom domingo, com muita mansidão, mesmo que discordemos de algo 🙂

Amanda

Publicado em março 22, 2020, em Inteligência Social e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s