Impetuosidade

Impetuosidade é a característica de quem age por impulso, sem fazer uma reflexão sobre seus atos antes de executá-los.

Assim, uma pessoa impetuosa geralmente costuma agir sem pensar, inclusive nas consequências que seus atos impulsivos podem lhe trazer, e muitas vezes sem retorno.

Mesmo que tenhamos essa tendência, devemos nos educar para que nosso raciocínio nos ajude a pensarmos bem antes de tomarmos alguma atitude inadequada.

Agir por impulso pode, muitas vezes, nos acarretar situações difíceis de superarmos.  Portanto, pensarmos bem para darmos uma solução inteligente aos problemas que surgem em nossas vidas, e, assim, evitarmos consequências com as quais não contávamos e difíceis de serem solucionadas.

Porque o ímpeto é o impulso, quase sempre incontrolável, e que pode nos levar a situações de risco, seja pessoal ou profissional.

É uma pressa irrefletida, até mesmo uma precipitação, que se não controlada pela nossa força de vontade e nosso raciocínio, nos traz riscos não programados.

Por isso, ao tomarmos uma atitude, seja na vida particular ou profissional, temos que agir com cautela, evitando sempre a precipitação, que, na maioria das vezes, é um desastre.

A calma ao programarmos nossas atitudes em nossa vida é o grande segredo, pois agir por impulso não nos levará a nada de positivo.

A pressa irrefletida é, de fato, um fator que pode nos levar a consequências as quais não estaríamos preparados, tanto para aceitar, como para mudar.

Devemos nos condicionar e nos controlar para que a impetuosidade não consiga tomar conta de nossa personalidade, e cuidar para que nosso autocontrole nos ajude sempre, afim de que consigamos tomar atitudes equilibradas e não sujeitas a impetuosidade.

Abraços e bom domingo, sempre raciocinando calmamente 🙂

Amanda

Publicado em agosto 11, 2019, em Inteligência Social e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s