Sugestionar

Sugestionar é o ato de inspirar ou estimular alguma idéia ou atitude para a qual nos solicitam, e da qual as pessoas sabem que temos o conhecimento, por estarmos atuando naquele segmento, ou temos tendência a segui-lo.

O que não podemos e não devemos é nos sugestionarmos por algo que ouvimos falar e do qual não se tem comprovação, pois vemos assuntos que podem comprometer a quem o desenvolve sem o conhecimento necessário.

A sugestão é algo para ser estudado e desenvolvido com muita segurança para evitarmos erros que podem comprometer toda uma vida, seja ela particular ou profissional

Assim, devemos ter muito cuidado ao emitirmos nossa opinião sobre algo, mesmo que nos tenha sido solicitado, pois podemos de alguma forma mudar uma atitude ou uma maneira de agir de nosso próximo, e até mesmo prejudicá-lo, sem que tenhamos tido essa intenção.

Cada um de nós tem sua maneira de aceitar sugestões e opiniões de outros, uns porque não acham necessário fazê-lo e outros por vaidade pessoal, mas seja pelo motivo que for, nosso dever é nos cuidarmos para não nos tornarmos inconvenientes.

E dessa forma conseguirmos não prejudicar a amizade que nos une a pessoas, que de uma forma ou de outra, foram escolhidas para se tornarem parte de nossa vida.

Por isso, ao emitirmos nossa opinião sobre algo que nos tenha ou não sido solicitado, devemos nos cuidar para não parecermos atrevidos, interferindo inadequadamente na vida de alguém, dificultando a boa convivência.

Mesmo que tenhamos a certeza de estarmos sugerindo a coisa certa, por termos já tido a experiência na determinada ocasião, nossa atitude deverá ser a mais discreta possível, e com isso evitarmos uma inimizade ou um mal-estar desnecessário.

E, principalmente, para não parecermos infalíveis e donos da verdade, conhecedores principais de determinado assunto em discussão.

Mas, discretamente, podemos tentar ajudar alguém que esteja em dúvida sobre determinado assunto, mesmo que comprovadamente tenhamos conhecimento, desde que nossa opinião seja aceita com boa vontade e reconhecimento.

Claro que uma opinião deverá ser dada com discrição, talvez relatando alguma experiência que já tenhamos tido em determinado assunto em discussão naquele momento.

Dessa forma, teremos mais chance de podermos ajudar, sem parecermos donos da verdade 🙂

Abraços e bom domingo!

Amanda

 

Publicado em julho 28, 2019, em Inteligência Social e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s