Timidez

Quando falamos em timidez, pensamos logo em como agimos meio envergonhados de falarmos algo a alguém e sermos criticados, ou porque não temos a intimidade que julgamos necessária, ou por acharmos que não possuímos o conhecimento adequado ao assunto abordado naquele momento.

Também outra característica da pessoa tímida é sempre sentir-se sem o conhecimento necessário ao assunto que esteja sendo abordado no momento de uma conversa mais técnica, por exemplo.

Mas essa timidez exagerada, muitas vezes, impede a pessoa de emitir uma opinião que seria correta e que poderia, no caso, servir de ajuda a quem estivesse precisando escutá-la e até mesmo aplicar aquilo que estaria sendo exposto.

Isso é um pouco de insegurança natural, pois nem sempre estaremos seguros de que a parte solicitante aceitaria nossa proposta, como uma idéia  nova.

Mas, se necessitamos de uma opinião, devemos pedi-la aos nossos companheiros de trabalho ou a amigos, pois dessa forma estaremos sendo humildes e podemos aprender muito.

Assim, devemos sempre tentar vencer a timidez que nos chega ao necessitarmos de ajuda, mas com raciocínio e força de vontade.  Ultrapassando a timidez, com certeza, conseguiremos saber cada vez mais com quem já tem o conhecimento adequado ao assunto em questão.

Trabalhar a timidez é uma ato de vontade, de raciocínio, no sentido de sabermos que, muitas vezes, precisamos do conhecimento de outras pessoas para que consigamos reconhecer aquilo que nos falta.

Não é tarefa fácil, mas tudo vai dependendo, como sempre, de nossa boa vontade e o pensamento firme de querermos vencer naquilo ao qual nos propusermos.

Claro que dominar esse sentimento de timidez é difícil, mas devemos estar atentos e lutar contra esse sentimento, ter consciência do que sentimos, para procurarmos a forma ideal de nos relacionarmos com o próximo.

Um dos grandes truques para vencermos a timidez é enfrentar nossos medos, isto é, falar em público, expor opiniões em reuniões de trabalho, e até mesmo participar de rodinha com amigos.

E, principalmente acreditarmos em nós mesmos!

Abraços e bom domingo 🙂

Amanda

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Publicado em maio 26, 2019, em Inteligência Social e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Querida Amanda,
    Como sempre adoro receber e ler seu blog com temas sempre atuais e com uma visão que soma.
    Boa semana! beijos Claudia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s