Valores
Publicado por amandadelboni
Quando falamos ou pensamos em valores, o primeiro que nos vem à cabeça é, quase sempre, algo referente à parte financeira, lucros ou algo parecido.
Mas temos que pensar em valores de compensação moral, ética e outros relacionados até mesmo a retribuição de favores, relacionado a dinheiro, mas também referentes a atitudes que possam compensar aquilo que recebemos, de uma ou outra forma.
São diversos tipos de importância com que convivemos e nos deparamos em nossa vida, seja do ponto de vista psicológico, como material, e devemos, sempre que possível, atender da melhor forma aquilo para o qual somos solicitados.
E valorizar os acontecimentos, tanto espirituais, quanto materiais, que nos ocorrem, é algo extremamente pessoal, pois o que merece mais importância para algumas pessoas, para outras nada significa.
Para isso, devemos sempre exercitar o raciocínio em função de nossas atitudes serem o mais macias que pudermos administrar, para que as pessoas que conosco convivem possam usufruir de nossa companhia, sem se sentirem incômodas com nossa presença.
Valores nada têm a ver com a parte material, custo financeiro, e sim, com aquilo que para nós tem um valor que nos fará aprender, ou valorizar nosso ritmo de vida, tanto pessoal, quanto profissional.
Mesmo porque para cada um de nós, o que costumamos valorizar é extremamente pessoal.
Então, lembremo-nos de nos certificarmos desse fato, e evitarmos uma cobrança desnecessária, em relação aos nossos familiares, nossos amigos e funcionários.
Não nos esqueçamos nunca de que os valores humanos são, em essência, princípios morais e éticos que conduzem a nossa vida emocional, prática e profissional.
E um dos mais importantes princípios é o respeito, a consideração que devemos ter em relação aos sentimentos das outras pessoas, as que nos rodeiam e as que convivemos socialmente. Respeitando sempre as diferenças, as diversas formas de pensar e agir, particularmente, inclusive às leis do país em que vivemos.
Tudo isso faz parte da obediência às regras que são determinadas em cada sociedade, a consideração aos sentimentos das outras pessoas com quem convivemos. Isso é valorizar o ser humano, e respeitar suas idéias, sentimentos e mesmo seus temores, que, aliás, todos temos.
É muito importante para uma convivência pacífica e agradável, sempre!
Abraços e bom domingo 🙂
Amanda
Publicado em maio 5, 2019, em Inteligência Social e marcado como Amanda Delboni, Inteligência Emocional, Inteligência Social, Relacionamentos, Sucesso. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.
Deixe um comentário
Comentários 1