Poder

Poder é uma arma de dois gumes, como se diz, pois ele precisa ser muito bem usado em todos os níveis e sob todos os aspectos.  Mal direcionado pode causar consequências de complicada solução.

E saber usar o poder em várias condições é uma arte, pois a vaidade pode falar mais alto e complicar a vida das pessoas envolvidas.

Encontramos vários significados da palavra poder.  Ela pode ser considerada no sentido de ser capaz de realizar algo, ou de ter a capacidade de mandar, de dirigir algum trabalho, ou de comandar uma entidade, um governo, etc.

De outro lado, poder pode se definir também como a capacidade de se conseguir realizar, tanto do ponto de vista emocional, quanto fisicamente, o que começa com nosso julgamento, e principalmente modéstia.

Dizem que para conhecer realmente alguém basta lhe dar poder.  Assim, importante tomarmos sempre muito cuidado quando estamos em condição de poder, principalmente do ponto de vista material, pois se corre o risco da vaidade falar mais alto, e com isso perdermos a humildade de um julgamento ideal.

Isso pode ocorrer em diversos ramos de nossa atividade, seja pessoal ou profissional.

É uma oportunidade  que a vida nos oferece, que devemos desenvolver e nos darmos conta logo que isso venha a acontecer, para que não deixemos passar as ocasiões em que teríamos a oportunidade de realizar algo importante para nossa vida.

A maior sabedoria é conseguirmos reconhecer essa chance que nos chega, muitas vezes de surpresa, por isso a atenção é o mais importante no sentido de treinarmos o reconhecimento de quando nos vemos numa situação de poder.

E termos sempre em mente que o poder, quando se trata de termos a possibilidade de comandar, deve ser usado com muito critério, para que não prejudiquemos quem esteja ao nosso lado, seja um amigo, ou alguém que esteja sob nosso comando profissional.

E o que devemos também nos cuidarmos muito nesse caso, é da nossa vaidade, para que, ao estarmos no comando, ela não tome conta de nossas atitudes indevidas.

O fato de termos o poder da chefia não nos dá o direito de sermos autoritários injustamente, por isso devemos nos cuidar sempre com nossas atitudes na comunicação aos nossos subordinados.

Até para comandarmos, precisamos ter muita humildade, para que sejamos seguidos  naquilo que propomos aos nossos subordinados na área profissional. Não abusarmos do poder de que somos investidos, seja profissional ou particular, é um sinal de maturidade, de bondade, e isso sim, de superioridade.

E, podem crer, teremos mais chances de sermos respeitados, se não impusermos esse tipo de atitude, o que pode despertar uma série de sentimentos negativos, e um deles, o pior, a revolta.

Abraços, caprichando sempre em atitudes amistosas, que serão mais aceitas  com certeza!

Bom domingo 🙂

Amanda

Publicado em fevereiro 17, 2019, em Inteligência Social e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s