Persuasão

Persuasão significa convencer alguém sobre algo que nós temos a certeza de ser o ideal, em qualquer aspecto da vida de cada um.

Mas, daí até outras pessoas estarem certos disso, é outra história, pois todos temos convicções, certezas, nossa maneira de pensar, inclusive dependendo de muitos aspectos, como a educação familiar que recebemos da criação e valores que nossos pais e educadores também tenham tido durante sua vida familiar.

E que tenham nos transmitido.

Até mesmo em relação aos nossos dependentes, aos quais transmitimos os princípios básicos, desde que começam a entender o que estamos desejando que aprendam, devemos ter o cuidado para que a transmissão de idéias seja de maneira agradável e convincente, senão poderão ser rejeitadas de início.

Isso, quando já habituamos desde cedo na vida, a expormos nossas idéias com equilíbrio, sem colocá-las como condição de convivência, e sim como opinião formada por nós e até mesmo por termos desde cedo conseguido resultados agindo da maneira que estaríamos habituados.

Persuadir não é somente dar ordens a nossos filhos e nossos colaboradores, mas sim explicar o motivo pelo qual estamos desejando que aquela determinada sugestão deverá ser acatada.

Dessa forma, tudo será recebido com mais boa vontade, sem que precisemos nos impor com autoridade desnecessária.

Devemos mesmo explicar o porque daquilo estar sendo sugerido, pois podemos até mesmo ouvir alguma sugestão, que melhore o andamento de tudo o que está sendo providenciado. Não somos infalíveis e a humildade de ouvirmos nossos subordinados poderá nos ajudar, e muito.

Para convencermos as outras pessoas, sejam amigos ou funcionários, de que nossas sugestões deverão ser acatadas, devemos ter estudado todas as consequências que poderão advir de possíveis mudanças que estivermos sugerindo.

E termos a humildade de reconhecermos quando algum resultado não tenha saído de acordo com nossas expectativas iniciais, só assim ganharemos o respeito e a consideração de pessoas que estejam colaborando conosco.

Portanto, estudemos bem alguma mudança que estivermos planejando, para que nossa persuasão tenha sido respeitada e aplaudida pelas pessoas que terão que cumpri-la.

Fácil não é, claro, pois o que para nós costuma ser uma certeza, ao transmitirmos para outras pessoas temos que considerar o que cada um tem como idéia pré concebida e conceitos de vida.

E respeito é bom, como se diz, e todos gostam.

Por isso, persuadir é algo muito delicado.  Tomemos sempre cuidado ao expormos nossas idéias, sem tentarmos convencer simplesmente dizendo o que pensamos, mas mostrando, se tivermos a oportunidade, os resultados que tenhamos obtido.

Vamos com cuidado sempre, para evitarmos, principalmente, ofensas.

Abraços e bom domingo 🙂

Amanda

Publicado em janeiro 13, 2019, em Inteligência Social e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s