Camaradagem

Uma atitude de camaradagem é muito importante na convivência, seja na intimidade ou simplesmente com companheiros de estudos, de negócios ou amigos, sem nenhum interesse comercial.

O simples fato de conseguirmos acompanhar alguém que precisa da companhia, mesmo que o façamos em silêncio e o fato de estarmos ao lado de quem esteja necessitado naquele momento, já pode trazer um conforto que nunca se esquece.

Um abraço num momento triste, ainda que não digamos nada, traz um alivio imenso, e pode até provocar o pensamento de algo que nos traga mesmo a solução de um problema que estejamos atravessando.

Isso já me aconteceu em ocasião da doença de minha mãe quando a tristeza se tornava mais suportável ao sentir uma demonstração de carinho e de amizade em momento tão difícil.

O companheirismo se demonstra com um simples sorriso em ocasião de tristeza, um aperto de mão, uma atitude sincera, muitas vezes mais importante do que palavras.

Quando somos companheiros, vamos juntos até mesmo assistir a espetáculos que não iríamos sem companhia, fazemos tudo para que a outra pessoa não se sinta sozinha, e estamos sempre procurando ocasiões para que possamos demonstrar o quanto essa companhia é importante para nós.

E quando acompanhamos alguém, isso deverá ser feito sem reclamações, mesmo que seja ocasião em que não estejamos nos sentindo muito confortáveis.  O importante é que a pessoa que havia nos convidado ou solicitado nossa companhia não sinta de forma nenhuma que estejamos inconfortáveis ou cansados.

Mesmo porque, quem precisa de nós para alguma necessidade física, ou outro tipo de ajuda, ficaria extremamente desconfortável se sentir que não teríamos boa vontade.

É muito delicado tudo isso, e devemos estar sempre atentos.

Só pensar como ficamos felizes ao necessitarmos de companhia, seja para algo importante ou para alguma diversão, e a pessoa aproveita aquilo que está assistindo e participa do que está se passando naquele momento.

Claro que nem sempre os gostos são parecidos, mas vemos casais que não tendo os mesmos gostos, se respeitam mutuamente, e participam perguntando das atividades que estariam sendo desenvolvidas naquele espaço de tempo.

E, se formos humildes, estaremos sempre aprendendo com o nosso próximo, pois não nascemos sabendo, aprender é, antes de tudo, um ato de humildade que nos leva a ter conhecimento sempre maior de tudo o que nos rodeia.

Nunca nos esquecendo de que, se exercermos o companheirismo, teremos a oportunidade de conhecermos melhor nossos amigos e conhecidos, e vamos mesmo descobrindo pessoas especiais dentro de cada um de nós.

É a lealdade entre pessoas que se dispõem a caminhar juntas, é relacionamento, cumplicidade, apoio em qualquer situação que se fizer necessária, o modo amistoso de convivência, onde exercemos a gratidão, sentimento importante que temos que cultivar e demonstrar a quem nos fez algo que tenha auxiliado o decorrer de nossa vida diária.

Abraços, bom domingo e um ótimo Ano Novo, com muito companheirismo, demonstrado a quem nos rodeia 🙂

Amanda

Publicado em janeiro 6, 2019, em Inteligência Social e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s