Potencial

De vez em quando, ouvimos pessoas comentarem sobre a capacidade de alguém, “fulano tem potencial”, isto é, pode fazer algo ao qual se refere naquele momento.

E quando se refere a esse tipo de possível realização, sempre se acredita que tal pessoa, ou grupo de pessoas, possui a capacidade de realizar algo, mas isso não quer dizer que faria, pois tudo nesta vida depende de nossa luta, da dedicação que nos impomos.

É a capacidade de desenvolvimento que muitas vezes falta, uma vez que já houve a capacidade de planejar e tentar a realização de algo a que se dispôs primeiro em pensamento.

Mas não quer dizer que aquilo que foi planejado possa ser executado, pois na prática tudo se torna mais difícil quando quase sempre dependemos de terceiros e de circunstâncias externas que podem dificultar a realização, mas ai vem a luta para a realização daquilo que tenha sido planejado anteriormente.

Um bom líder deve detectar o potencial de seus subordinados, pois ele terá a chance de desenvolvê-los, trazendo assim mais sucesso para sua empresa, de maneira geral.

Essa é uma das habilidades de um líder.

E para que isso venha a acontecer, o principal é o chefe ter um grande espírito de julgamento imparcial e assim conseguir julgar sem nenhuma tendência, o que o fará escolher o melhor colaborador para determinada atividade.

Nem sempre demonstramos o que podemos fazer, seja por humildade ou até mesmo por timidez, então para termos sucesso na seleção, temos que ser imparciais e ver através das aparências.

Muitas vezes apostei no que não se via, mas sim na análise através de pequenos detalhes, tanto práticos, quanto os que não apareciam tanto.  É imprescindível prestarmos atenção em detalhes que talvez o próprio candidato não saberia que estava demonstrando.

Ai está o potencial e nossa capacidade de enxerga-lo.

Devemos sempre tentar analisar e descobrir nosso potencial e de quem nos rodeia e colabora conosco, e assim ver sua capacidade de desenvolvimento, afim de conseguir uma posição que estaria tentando ocupar.

E repito, para isso, muito importante manter a capacidade de isenção, para que não sejamos tendentes a proteger alguém que não teria condições de atingir os resultados que se esperaria dessa pessoa.

Abraços e bom domingo, valorizando sempre o potencial de quem nos rodeia, seja pessoal ou profissionalmente 🙂

Amanda

Publicado em novembro 11, 2018, em Inteligência Social e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s