Autodefesa

A autodefesa pode significar um sofrimento para quem possui essa espécie de sentimento, pois começa a sofrer sem nem mesmo ter sido ofendido ou acusado de algo. Muitas vezes, o “ataque” só existe em sua imaginação.

Assim, mesmo sem ser acusada, a pessoa sente a necessidade de estar se defendendo, seja qual for o assunto em questão, e sempre pensando que aquilo que está sendo dito poderia se referir a algum fato de sua vida, de seu passado, ou até mesmo de seu presente.

Fica possuída de uma autodefesa constante e sem sentido.

Quem tem uma autodefesa exagerada está sempre prevenido, deixando mesmo de aproveitar a convivência, na maioria das vezes, sadia e sem essa maldade que tanto teme.

A desconfiança faz com que a conversa fique desagradável, e torna-se uma espécie de doença. Mas fato é, quem age assim deixa de aproveitar a companhia agradável de amigos, pois tudo é visto com prevenção.

Já ouvi comentário desagradável de gente que estava sendo elogiada e respondendo com desconfiança, deixando o interlocutor muito desapontado.  Estava fazendo um elogio sincero e foi interpretado como se estivesse falando algo que para o outro, teria soado como falso.

Uma vez escutei uma pessoa elogiando a outra, que respondeu:

“Você está me gozando?”

Acontece que a pessoa estava elogiando com sinceridade, imagine só se não podemos elogiar com receio de sermos mal interpretados, ficaremos sem espontaneidade ao desejarmos nos expressar com carinho uma opinião positiva e sermos mal interpretados.

Temos visto que o amor é uma das maiores defesas, por isso podemos nos centrar no amor, nos amarmos a nós mesmos, tentarmos amar e perdoar nossos inimigos, se os tivermos.

Claro, a autodefesa saudável é um sentimento que devemos cultivar, pois pode nos livrar de determinadas situações, tanto no aspecto físico, quanto no emocional.

No físico, em relação a doenças, se podemos nos defender, nos cuidarmos antes que algo possa nos acometer, devemos fazê-lo, pois dessa forma evitaremos alguns males que possa nos atingir.

A prevenção contra os males, que se concentra nas vacinas, e nos medicamentos preventivos de forma geral também é uma forma de defesa que devemos cultivar para evitarmos determinadas doenças.

Mas vamos aprender a controlar a autodefesa exagerada, que vem de inseguranças intimas, impedindo de aceitarmos elogios sinceros.

Um bom domingo para todos, sempre tentando usar nossa defesa na medida do possível, sem prejudicarmos nosso próximo e a nós mesmos, mas não nossa autodefesa descontrolada 🙂

Abraços,

Amanda

Anúncios

Publicado em outubro 7, 2018, em Inteligência Social e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s