Tirar conclusões

Será que conseguimos pensar antes de tirarmos conclusões precipitadas?

É um problema mais sério do que imaginamos, pois, muitas vezes, não conseguiremos retorno no sentido de consertarmos uma situação já provocada anteriormente, tantas vezes com consequências tristes e desagradáveis.

Por isso, devemos nos educar para que nosso raciocínio funcione muito bem, antes de tomarmos atitudes, seja no falar ou no proceder.

Arrependimento depois de termos tomado alguma atitude impensada normalmente não tem remédio, como diziam os antigos.

Assim, muito importante pensarmos antes de tirarmos conclusões a respeito de atitudes das quais seríamos alvo.  Vamos tentar entender o verdadeiro propósito e razões de tal atitude, antes de nos precipitarmos com conclusões erradas, para tentarmos diminuir a gravidade da situação.

Claro que tudo dependerá das circunstâncias, e do que a pessoa em questão teria plantado durante sua vida pessoal e profissional para merecer a confiança de seus circunstantes.

Mas fato é, conclusões precipitadas estão sempre sujeitas a erros e a tomada de atitudes das quais poderíamos nos arrepender mais tarde.

Assim, devemos sempre procurar escutar, seja a respeito de alguém ou de algo que nos tenha sido apresentado, pessoal ou profissionalmente, pois um erro nesse particular pode prejudicar toda uma situação ou uma vida.

Importante pensar bem antes de agir, e nos basearmos em fatos ocorridos e não em suposições.

Vamos evitar suposições e sim basear nossas atitudes em fatos reais e pesquisas para chegarmos a resultados positivos, que nos tragam a felicidade que estaríamos desejando e esperando.

Não tenhamos constrangimento em fazermos perguntas a respeito do que não entendemos a priori, pois dessa forma evitaremos de cometermos erros que poderão ser difíceis de se consertar.

Cuidado em não nos enganarmos com aparências, que podem nos enganar, mesmo que não tenha sido proposital.

E principalmente, nos prevenirmos para que a emoção não tome conta de nossas atitudes, separar as situações é um grande recurso para que erremos o menos possível, e assim tornarmos nossa vida e convivência o mais agradável.

Um bom domingo para todos, e que consigamos exercitar sempre a arte de pensar antes de agir, em qualquer situação 🙂

Abraços,

Amanda

Anúncios

Publicado em setembro 23, 2018, em Inteligência Social e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s