Insensatez

O mais claro significado da palavra insensatez que tanto pode prejudicar qualquer relação de amor ou simplesmente de uma boa amizade, é o fato de se contrariar o bom senso ou a razão.

A característica do que é insensato é exatamente o ato resultante da falta de bom senso, de ponderação.

É simplesmente uma espécie de imprudência em relação a tudo o que tentamos fazer ou planejar.

Pois a falta de estudo em relação ao que desejamos fazer, pode ocasionar resultados para os quais não estaríamos preparados.

E pensar que esses resultados podem ser desastrosos e de difícil solução, e cujas consequências costumam nos trazer diversos tipos de aborrecimentos, sejam eles emocionais, físicos ou financeiros.

Portanto, temos que ter muito cuidado para não cometermos atos insensatos, principalmente pela pressa em tentarmos resolver situações e problemas que exigem exatamente o contrário, isto é, a calma e o raciocínio necessários para que as soluções que nos chegam sejam as mais adequadas e não nos deixem correr os riscos que a ansiedade pode nos trazer.

Sempre que temos algo a resolver, devemos em primeiro lugar tomarmos consciência dos fatos e de suas consequências, para tentarmos ter um comportamento centrado diante de adversidades que normalmente surgem.

Pois a insensatez é exatamente o comportamento irrefletido que a pessoa comete normalmente pela pressa em resolver algo que exigiria tranquilidade para pensar melhor e evitar, assim, erros maiores, e muitas vezes de difícil solução.

Como sempre ouvimos de nossas mães, a pressa é inimiga da perfeição.

Agir precipitadamente é agir sem medir as dimensões exatas do ato em questão e que muitas vezes seriam impossíveis de serem submetidos a mudanças.

As adversidades sempre surgem em nossa vida, e para que possamos passar por elas com menos consequências possíveis, temos que fazer tudo o que podemos para medirmos o nível de tolerância e nossa capacidade, caso o que planejarmos não traga os resultados que esperávamos.

Devemos, portanto, sempre que uma situação de difícil resolução se apresente, pararmos para pensarmos muito na solução mais adequada, que possa nos trazer menos ou nenhum prejuízo, seja ele moral, emocional, físico ou financeiro.

A falta de senso pode nos trazer consequências indesejadas e, muitas vezes, de difícil solução no sentido de consertarmos situações que nós mesmos tenhamos provocado por não usarmos o raciocínio anteriormente.

Portanto, sejamos prudentes na hora de tomarmos alguma iniciativa para não corrermos o risco de algum prejuízo.

Abraços e bom domingo, tentando sempre sermos sensatos na hora de nossas decisões 🙂

Amanda

Anúncios

Publicado em setembro 16, 2018, em Inteligência Social e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Bom domingo , ótima semana !
    Bjss

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s