Reflexão

Refletir é algo que devemos tentar fazer sempre, pois nossa vida é feita de decisões, de tomada de atitudes que exigem de nós muita reflexão, no sentido de errarmos o menos possível.

Fácil, evidentemente não é, pois não somos infalíveis e estamos sempre sujeitos a erros durante nossa vida, mas tentemos, ao menos, cada vez mais, tomarmos decisões acertadas, tanto na vida pessoal, como na profissional.

Se passamos a refletir mais sobre assuntos que temos que enfrentar e decidir, teremos menos chances de errarmos, ou que isso aconteça de forma que possamos corrigir assim que necessário, de acordo com decisões que tenhamos que tomar.

Quanto mais pensamos e pesamos sobre a tomada de atitude, seja em que contexto for, teremos mais possibilidade de acerto, com certeza, pois a precipitação não ajuda nem um pouco.

Pensar antes de agir é uma das principais lições que recebemos de nossos pais e educadores, e se seguirmos ou tentarmos seguir essa pequena regra, possivelmente agiremos com mais calma e erraremos menos.

Como dizia minha mamy, por isso que a cabeça nasceu acima do nosso corpo.

Parece simples, mas de fato, muitas vezes podemos nos arrepender de termos tomado uma atitude, que pensando melhor, não tomaríamos.

Para quase tudo neste mundo encontramos uma solução, e se refletirmos melhor, sempre chegará para nós uma forma de resolvermos a questão que se apresentou naquele momento.

A reflexão nos mostra, normalmente, o caminho mais certo e seguro que deveremos seguir na solução de nossos problemas do dia a dia, pois o que não devemos fazer é agir precipitadamente para evitarmos de cometer erros que podem ficar de difícil solução depois de executados.

É a análise do comportamento, de um fato, de uma pesquisa, tudo enfim, que exige de nós uma solução ideal, com menos possibilidade de errarmos, seja em que âmbito for.

E não deixa de ser uma tomada de consciência, meditação sobre fatos, circunstâncias, antes de se tomar uma decisão importante, para que evitemos erros possíveis de ocorrer por causa da pressa em se desejar uma solução naquele momento.

Refletir é um ato de analisar tudo que está ao nosso redor, e entender melhor porque as coisas acontecem, os erros e acertos de cada situação e suas consequências.

É a análise do próprio comportamento e de como sempre poderíamos melhorar, tanto nossas atitudes, quanto a relação com nosso próximo.

Refletir, portanto, é um sinal de desprendimento, de inteligência, da falta de egoísmo que pode nos trazer muitos benefícios, tanto em nossa vida familiar, como nas amizades que conquistamos e que não queremos perder.

Abraços e bom domingo, com muita reflexão 🙂

Amanda

Anúncios

Publicado em agosto 12, 2018, em Inteligência Social e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s