Ressentimento

Guardar mágoas é algo que devemos evitar, pois não leva a nada, não muda o que se passou, e pode atrapalhar toda uma convivência, onde se poderia usufruir de momentos tão maravilhosos e que se perderam por não haver compreensão e perdão.

Mesmo porque sempre devemos pensar bem antes de dizermos algo, de responder a alguma possível mágoa que tenham nos causado, pois pode ter sido algo sem nenhum propósito ou planejamento.

Claro que, muitas vezes, não é fácil e é por isso que devemos sempre que conseguirmos, usarmos o raciocínio, ao invés de nos entregarmos à emoção, pura e simplesmente.

Recebemos, às vezes, observações e respostas de alguém que não esperávamos, e que podem até mesmo nos ofender, dependendo da forma como são ditas.

Mas ai entra nosso nível de tolerância, ao qual já nos referimos algumas vezes, e dentro dos limites da educação que devemos ter em qualquer situação, podemos colocar nossos pontos de vista sem que ofendamos as pessoas com as quais estaríamos dialogando.

Se tivermos a oportunidade do famoso diálogo, as dificuldades podem diminuir e os diversos pontos de vista poderão ser discutidos sem ofensas, e sem ressentimento por serem diferentes uns dos outros.

Inclusive, devemos entender que pontos de vista difere de pessoa para pessoa, dependendo do ambiente em que vive cada um de nós, da educação que recebemos, dos valores que damos a situações diversas, nas quais vivemos ou estamos vivendo naquele momento.

O importante é estarmos sempre conscientes de que o ponto de vista de cada um de nós depende muito de circunstâncias onde estariam inseridos, da educação e de conceitos diferentes que cada um teria a respeito do assunto em questão.

Por isso, antes de guardarmos ou incentivarmos nosso ressentimento, devemos pesar todas as circunstâncias em que algum ato desagradável tenha sido cometido.

Assim, possivelmente, conseguiremos nos resguardar de ressentimentos, tentando entender nossos circunstantes, a razão pela qual eles teriam agido daquela maneira.

Claro que podemos, às vezes, nos darmos de encontro com situações difíceis de serem contornadas, mas felizmente isso é algo raro, e temos que tentar resolver, sem que tomemos atitudes precipitadas.

Pensar antes de agir, grande segredo de convivência pelo menos satisfatória!

Abraços e bom domingo, sem ressentimentos para sermos mais felizes 🙂

Amanda

Anúncios

Publicado em agosto 5, 2018, em Inteligência Social e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s