Simpatia

A simpatia é um sentimento muito nobre, independente de raça, religião, e outras características na vida de alguém.

Olhamos, conversamos, e simpatizamos … ou não, como diz uma grande amiga.

Em parte concordo com ela, mas como tenho uma enorme boa vontade com o próximo, costumo ter uma parcela de tendência a me aproximar e a gostar das pessoas, independente de sua raça, religião, maneira de pensar, etc.

Sempre procuro encontrar um elemento de ligação que possa me unir a quem se aproxima, e para dizer a verdade, nunca me dei mal, e nunca conheci alguém que eu pudesse me referir como má.

Temos amizades maravilhosas, que sempre estiveram do nosso lado, mesmo em momentos mais difíceis que todos passamos, e na luta que todos empreendemos durante nossa vida, social, familiar e profissional.

Tratar com simpatia e carinho as pessoas, tanto as que já conhecemos, quanto as que nos chegam por conhecimento de outros, sempre nos proporciona boa vontade na volta, a não ser algumas exceções que evidentemente poderemos encontrar pelo caminho e que, no caso, devemos nos esforçar para que não soframos as consequências de encontros não tão agradáveis.

Se nos pedem alguma informação e não temos elementos para darmos nossa resposta exata a respeito do que nos foi perguntado, podemos responder com educação, informando delicadamente de nossa incapacidade de responder naquele momento.

E ambos sairão satisfeitos com a resposta, com certeza.

Reparem como é agradável se pedimos uma informação, por mais simples que seja, uma rua que estivermos buscando, uma loja, a casa de alguém, e a pessoa a quem perguntamos nos responde que lamenta, mas não conhece.

Qual o problema?

Nem sempre sabemos mesmo, mas é diferente recebermos uma resposta mal dada e outra delicada.

Não nos esqueçamos que ter simpatia é ser amistoso, agradável, educado, assim como demonstrar gentileza e amabilidade para com o próximo.  Custa tão pouco!

E todo cuidado é pouco para não utilizarmos o contrário, que é a antipatia, um sentimento de aversão espontânea que as pessoas podem nutrir pelo seu semelhante, por um objeto ou mesmo por uma idéia, um propósito, etc.

Já a empatia significa a capacidade psicológica para sentir aquilo que sentiria uma outra pessoa, caso estivesse na mesma situação que ela.

Se nos colocarmos no lugar do outro, isso nos ajudará a compreender melhor o seu comportamento e a forma como toma as decisões.

Portanto, antes de criticarmos, sempre tentemos olhar com simpatia e analisarmos:

Será que não faríamos o mesmo em determinada situação?

Abraços e bom domingo, com simpatia sempre que conseguirmos 🙂

Amanda

Anúncios

Publicado em julho 29, 2018, em Inteligência Social e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. Norma Bobadilla de

    Sempre melhor usar a Simpatía estou de pleno acordó querida! Beijos!

  2. Norma Bobadilla de

    Sempre melhor usar a Simpatía estou de pleno acordó querida! Beijos!

  3. Dicas maravilhosas como sempre! Muita saudades dos teus ensinamentos! Tu és um exemplo de como viver a vida de uma maneira honesta, justa e feliz! Obrigada por compartir teu conhecimento e experiências conosco!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s