Incertezas
Publicado por amandadelboni
Nunca deixe que as tristezas do passado e as incertezas do futuro estraguem as alegrias do presente.
Li uma vez esta frase e achei interessante o seu conteúdo, com o qual concordo inteiramente.
Na verdade, o que nos entristeceu em tempos atrás poderá estar sempre presente em nossos corações, mesmo que tenhamos superado e que tenhamos conseguido ultrapassar sem muito sofrimento.
Claro que o que nos aborrece costuma deixar cicatrizes, e embora a ferida tenha sido aparentemente curada, e possamos continuar a viver tentando evitar que elas retornem, muitas vezes ficam sequelas que não são fáceis de apagar.
Temos que nos cuidar para que as incertezas não tomem conta de nós e nos façam tristes, cuidarmos para que interpretemos devidamente as atitudes do próximo, para que não cometamos injustiças, e não faltemos com a verdade dos fatos.
Assim, importante praticarmos cautela para que, sem estarmos certos do que se passa ou que se passou, não nos influenciarmos para o lado contrário à verdade que encerra, e não deixarmos que as aparências nos enganem, muitas vezes, sem o retorno que poderia por fim às dúvidas que surgem.
Quando estamos em dúvida de como agir em alguma situação, temos que colocar o nosso cérebro para trabalhar mais arduamente, para que consigamos encontrar a solução ideal para os problemas aos quais estaríamos buscando.
Se não tivermos certeza de estarmos agindo corretamente, melhor será desistirmos para não termos arrependimentos futuros, e sem a possibilidade de mudar uma situação já estável e que não nos deixe nenhuma expectativa de trocar de lado, por exemplo.
Assim, devemos tomar muito cuidado para que as incertezas do futuro e decepções do passado não possam danificar as alegrias do presente, e para isso, temos que pensar muito antes de agirmos em qualquer situação, seja na área profissional ou pessoal.
Na verdade, o risco designa uma situação em que as possibilidades do futuro são conhecidas, de certa maneira, mas a incerteza se refere a uma situação em que não se conhecem somente as possibilidades.
Infelizmente, em nossa vida diária, nos deparamos com pouca coisa de que podemos ter certeza.
Pois tudo é imprevisível e a dúvida e a incerteza fazem parte de nossa convivência, e apesar de nossas condições saudáveis de saúde, de convivência social, e que tudo isso possa nos oferecer certa medida de segurança, a vida nos mostra que não podemos presumir que tais situações sejam infalíveis, e que tudo seja sempre um “mar de rosas”.
O tempo e o imprevisto sobrevêm sobre os acontecimentos e chegam sem que possamos prever e esperar. Por isso, tão importante mantermos sempre dentro de nós o amor e amizade, sem falar na gratidão, que nos traz paz para lidarmos com o imprevisto e imprevisível.
Como não podemos prever e influir em muitos acontecimentos que surgem em nossas vidas, o que podemos fazer é tentarmos nos prevenir onde pudermos, e assim lidar com as incertezas da maneira menos traumatizante que conseguirmos.
E tomemos cuidado para não nos fixarmos em algo que ainda nem aconteceu! Como dizem, não vamos sofrer por antecipação.
Abraços e bom domingo, tentando dominar as incertezas o mais possível 🙂
Amanda
Publicado em março 18, 2018, em Inteligência Social e marcado como Amanda Delboni, Inteligência Emocional, Inteligência Social, Relacionamentos, Sucesso. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.
Deixe um comentário
Comentários 1