Comprometimento

A nossa responsabilidade em relação a um tipo de atitude que devemos manter é algo de uma importância que nem sempre tomamos conhecimento, mas que pode acabar ou comprometer um relacionamento.

É algo muito sério nos comprometermos com alguém, seja no sentido comercial, social, ou até caridoso. Muito delicado e pode prejudicar uma amizade, seja ela de que âmbito for, social, amoroso ou profissional.

Portanto, temos que ter cuidado ao instituirmos um compromisso, pois muitas pessoas o fazem sem medir as consequências que uma falha desse tipo pode ocasionar.

Claro que nenhum de nós teria essa atitude propositadamente, mas por isso, temos que pensar bem antes de nos comprometermos, seja social ou profissionalmente, por menos importante que o achemos, talvez para a outra pessoa seja o principal.

Assim, pensemos bem antes de marcarmos algo para evitarmos alguma falha que possa gerar uma inimizade por toda a vida.

E, dependendo da pessoa que sofreu esse tipo de ofensa, podemos ter o desgosto de ser interrompida uma relação que nos deixava felizes.

Sempre pensando no nosso próximo, é a máxima que temos que cultivar, pois cada pessoa tem sua maneira de pensar e agir, e é o que devemos respeitar, o que talvez não fosse tão importante para nós, pode ser para o nosso próximo.

Por isso, consultemos nossos compromissos feitos anteriormente, procuremos não ter que adiar sempre ou cancelar por distração na marcação dos mesmos, pois nem sempre os outros teriam a compreensão ou mesmo o tempo disponível para trocar algo já estipulado previamente.

O comprometimento requer responsabilidade da parte de quem se compromete, seja na área profissional, amorosa, ou em qualquer outro tipo, que exija que as promessas sejam cumpridas.

Como dizia minha mamy, ninguém é obrigado a prometer, mas é obrigado a cumprir.

Portanto, vejamos bem antes de efetuarmos alguma promessa, seja para uma criança, que aprende a nos cobrar desde cedo, ou para um adulto, amigo ou profissional com quem estejamos lidando no momento.

O comprometimento no trabalho, na área profissional de qualquer atividade, é uma competência muitíssimo valorizada nas empresas e influi para a conexão institucional entre uma pessoa e uma organização.

Sem nos esquecermos da área afetiva, que cria um compromisso escolhido pelas duas partes, seja familiar, entre amigos, funcionário e patrão, e que se torna muito importante com o passar do tempo, um contando sempre com o outro na atividade à qual se dedicaram e, muitas vezes, cresceram juntos.

E onde o comprometimento é essencial.

A responsabilidade de cada um já é uma fator que auxilia no cumprimento de compromissos assumidos diante da ética e da moral que viemos aprendendo durante nossa vida.

Abraços e bom domingo, com respeito e cumprimento de deveres estabelecidos 🙂

Amanda

Anúncios

Publicado em dezembro 17, 2017, em Inteligência Social e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Uma original abordagem da Responsabilidade, Amanda ! Importantíssima para os que não sabem dizer “ não” irresponsavelmente….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s