Receptividade

Uma coisa é certa, se estamos receptivos para aceitarmos amizade, orientação, cuidados que damos ou recebemos, nossa vida será mais fácil e podemos nos dar melhor com nosso próximo, e fazer, dessa forma, novos contatos que poderão se transformar em amizades duradouras.

Devemos também estar prontos a receber novas performances, seja através da arte, da música, de todas as formas de expressão que nos são apresentadas, e assim podemos sempre estar estendendo nosso conhecimento e nossa cultura, seja em que âmbito for.

Mesmo quando ouvimos opiniões não especializadas, muitas vezes nos são transmitidas idéias e sugestões interessantes e aproveitáveis de pessoas leigas no assunto, mas com uma lógica irrepreensível que cabe exatamente onde tínhamos alguma dúvida.

Minha mamy era um exemplo de lógica, pois sempre que conversávamos sobre algo a resolver, sua praticidade e inteligência apresentavam uma solução adequada para o assunto em questão.

Por isso digo que não se deve desprezar um ponto de vista, mesmo não emitido por alguém especializado no assunto que se estaria discutindo naquele momento, pois essa opinião pode ser de extrema utilidade para aquela ocasião.

Se formos receptivos, estaremos sujeitos a conhecermos gente muito interessante, usufruirmos de culturas diferentes da nossa, costumes seguidos por outras pessoas oriundas de diversas raças, o que é extremamente importante nos nossos relacionamentos.

E aprender é algo que nos diferencia e nos dá a oportunidade de cultivarmos as amizades mais diversas, com pessoas de raças diferentes, com quem provavelmente aprenderemos sempre mais e mais.

Sabemos que cultura nunca é suficiente, pois não terminamos nunca de receber e assimilar informações sobre origens, costumes, maneira de viver de cada um, artes diversas de países que mesmo sem conhecermos, passaremos a apreciar, e principalmente, aprender.

E, como diziam meus pais, aprender não ocupa lugar.

Só que, realmente, para aprender, precisamos estar receptivos e procurarmos escutar; sempre temos a algo a assimilar.

Assim como devemos ter receptividade a novas mudanças, pois nem sempre temos as condições de prevê-las, e estarmos preparados para essa condição facilita nossa maneira de viver.

Se somos receptivos, por exemplo a novas amizades, seremos sujeitos a aprender, a transmitir conhecimento, a participarmos de novas idéias que não teriam nos ocorrido.

Para isso, devemos também cultivar nossa humildade, afim de reconhecermos o quanto temos que aprender com o nosso próximo e a receber novas informações que poderão colaborar para nosso crescimento, cultural e emocional.

Abraços e bom domingo, e sejamos sempre receptivos para conseguirmos incrementar nossa vivência e aprendizado 🙂

Amanda

Anúncios

Publicado em dezembro 3, 2017, em Inteligência Social e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. Hmmmm e olhe que é difícil , porisso seus conselhos são constante lembrança e aprendizado ! ..

  2. Ananda que texro maravilhoso,
    Deus abençoe sua semana.

  3. Excelente, Amanda!
    Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s